Saúde faz abertura de campanha contra a pólio neste sábado

Saúde
07/06/2013 10h49
Início > Notícias > Saúde faz abertura de campanha contra a pólio neste sábado

A secretária municipal da Saúde, Goretti Reis, abrirá, no sábado, dia 8, às 8h, na Unidade de Saúde da Família Anália Pina, no conjunto Almirante Tamandaré, a 34ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar 39.749 crianças de seis meses a 4 anos de idade. Em todas as 45 Unidades de Saúde doses da vacina estarão disponíveis, totalizando 40 mil doses. 

A campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) visa manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da doença, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A SMS terá uma equipe com cerca de 500 servidores pertencentes às equipes de saúde da família, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, administrativos e motoristas estarão trabalhando. 

A coordenadora da campanha, Débora Moura, disse que os pais devem ficar atentos às crianças, pois aquelas que estiverem com febre acima de 38º C, diarreia severa ou vômito, no sábado, não poderão ser vacinadas. Aquelas crianças imunodeprimidas, seja congênita ou adquirida (que não tem imunidade, que fazem quimioterapia ou tomam corticóide em altas doses), também não devem ser vacinadas. Já aquelas em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente ou submetidas a transplante de medula óssea deverão receber a vacina tipo inativada (VIP). Débora alerta que é importante os pais levarem o cartão de vacinação das crianças. 

Desde 1990 o Brasil está livre do polivírus e faz as campanhas anualmente para manter-se dessa forma, até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. A estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA). 

A poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. É causada pela infecção através do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa, por contato com muco ou fezes infectadas.

O vírus entra através da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal, sendo absorvido e espalhado pelo sangue e pelo sistema linfático. O período da infecção pelo vírus até que surjam os sintomas da doença (incubação) varia de 5 a 35 dias (em média de 7 a 14 dias).