Missão do Bid visita obras em Aracaju

Planejamento e Orçamento
07/06/2013 09h20
Início > Notícias > Missão do Bid visita obras em Aracaju

Uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esteve em Aracaju esta semana realizando visitas técnicas às obras realizadas na capital sergipana com recursos provenientes do Banco. Acompanhado por técnicos da Prefeitura, o chefe da missão, Jason Anthony Hobbs, verificou o andamento das obras do Complexo Viário da avenida Tancredo Neves e a reforma do antigo prédio da alfândega, para  verificar o cumprimento do cronograma e outros aspectos relacionados aos projetos.

A missão do BID vem duas vezes por ano a Aracaju para se reunir com os técnicos da prefeitura e realizar visitas a diferentes partes do projeto onde os investimentos estão sendo alocados.  Jason Hobbs disse que nestas visitas a Missão tenta ver como o projeto
foi desenhado e como está sendo aplicado na realidade, tanto na parte técnica como na parte ambiental.

Nesta visita Jason Hobbs tratou da parceria do Banco com a PMA no projeto de reassentamento de famílias em áreas de risco nos bairros Coqueiral e 17 de Março.  No total ele passou três dias em Aracaju conversando com técnicos da Prefeitura e visitando obras. O objetivo da Missão é atestar a correta aplicação dos recursos e o andamento das obras, bem como passar orientações para a correta execução dos procedimentos.

Hobbs manteve contato físico com os novos gestores da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Luciano Paz, da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Selma Mesquita, com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Luiz Durval, e com a vice-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Aglaé Fontes.

O BID acompanha desde a elaboração dos projetos, até a execução da obra, o que é muito importante porque essa é uma forma de integração e é também importante para que haja uma fiscalização mutua. O complexo viário da avenida Tancredo Neves representa uma parte do projeto que o BID participa na capital sergipana. A obra consiste na construção de um viaduto em concreto armado com extensão de 90 metros, uma ciclovia com 4.300 metros, um canal também em concreto armado, além da implantação de rede de drenagem tubular, da pavimentação asfáltica e da iluminação.

 Todo o complexo viário é composto por três etapas, que abrangem a construção da ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho, já concluída, a construção dos encontros da ponte e, por fim, as obras de construção do Viaduto na Tancredo Neves e de pavimentação das avenidas no entorno. Também estão sendo realizadas em Aracaju com recursos do BID, obras de requalificação urbana, as obras de dragagem do canal do Santa Maria, a reforma do prédio da antiga alfândega de Aracaju.