Com o objetivo de formar vendedores e feirantes mais qualificados para o preparo e manuseio de alimentos em eventos e feiras, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), iniciou a segunda etapa do curso de educação alimentar para ambulantes, nesta segunda-feira, 10, na área do Parque da Sementeira, próxima à sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
A primeira etapa do curso, iniciada no dia 8 de maio, qualificou 240 ambulantes que irão receber seus certificados durante solenidade realizada nesta quinta-feira, 13, com a presença de autoridades políticas e representantes parceiros do Programa.
Para esta segunda etapa, a meta é capacitar 480 ambulantes até o dia19 de junho, véspera da abertura do Forró Caju. Segundo a coordenadora de grupos de produção e unidades produtivas da Fundat, Aneclavilze Correa, a formação no curso é fator essencial para a inclusão dos ambulantes na lista de sorteio dos comerciantes que irão atuar no Forró Caju. "Caso o ambulante seja contemplado no sorteio e não apresente o certificado de conclusão do curso, ele será automaticamente descartado de comercializar na área da festa", diz.
Importância
O curso, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), através do Programa Cozinha Brasil, oferece noções sobre a higienização, manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos, permitindo que os vendedores de gêneros alimentícios forneçam produtos limpos e aptos para o consumo. Ainda são parceiros do projeto, a Emsurb e Vigilância Sanitária.
A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, reforça a relevância do curso como uma garantia do nível de preparação dos vendedores e feirantes na oferta de produtos alimentícios de qualidade e seguro para o consumo. "Na verdade, estamos tentando disseminar uma cultura de segurança alimentar ao público, garantindo que eles estejam consumindo produtos de qualidade e seguros contra o risco de contaminação", explica a presidente.