Certificados no manuseio e comercialização de alimentos higiênicos e seguros, ambulantes e vendedores de gêneros alimentícios aprovaram os conhecimentos aprendidos durante o curso de Educação Alimentar, promovido pela Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho) em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), durante os meses de abril e maio, no Centro de Educação Ambiental Professor Manoel Bomfim Ribeiro, localizado no bairro Coroa do Meio.
A solenidade de encerramento do curso, realizada na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório do Senai, realizou a entrega de 243 certificados para os vendedores capacitados sobre noções de higiene, manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos.
Na opinião da comerciante Silvânia de Jesus, o curso serviu não só para atualizar os conhecimentos na comercialização dos alimentos, como também dará mais tranquilidade para que os vendedores atuem durante as festas inspecionadas pela Vigilância Sanitária. "Os fiscais vão saber que nós estamos certificados para trabalhar com o material e diminuirá os problemas de irregularidade ou algo do tipo", diz.
Para o presidente da Associação de Barraqueiros e Usuários de Espaço Público de Sergipe (Abueps), Admilton Conceição, o curso despertou o interesse dos vendedores que estão na expectativa da abertura de novas turmas de capacitação. "Já ouvimos comentários de pessoas interessadas em participar do curso e esperamos que logo sejam oferecidas novas turmas. Realmente, após a conclusão das aulas, vejo que foi muito bom e os conhecimentos estavam em sintonia com o que enfrentamos no dia a dia da prática", diz.
Importância
Durante a solenidade, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, explicou que o curso consistiu na primeira etapa de qualificação dos vendedores e ambulantes, já que a intenção é ofertar novos cursos que auxiliem a questão gerencial e financeira de seus negócios.
"A qualificação iria além da capacidade de manuseio ou preparação dos alimentos. A meta é tornar este profissional habilitado a desenvolver seu negócio, explicando como ele pode aplicar os princípios de gerenciamento, organização financeira e outras noções inseridas no seu contexto prático de trabalho", diz a presidente, reiterando que mais 480 ambulantes estão em processo de formação, totalizando a certificação de 723 vendedores ao final do curso.
Além da presença de representantes parceiros do projeto, como a Emsurb (Empresa Municipal de Serviços Urbanos) e Vigilância Sanitária, ainda esteve presente o prefeito em exercício, José Carlos Machado, que enfatizou o empenho da administração municipal em oferecer cursos de capacitação e aprimoramento profissional para a população.
"Capacitar significa modernizar o seu serviço, melhorar o atendimento, dispor de uma abordagem diferenciada ao cliente e até oferecer um produto de qualidade. Neste sentido, a Prefeitura está preocupada em deixar o trabalhador eficiente e apto para melhor desenvolver sua função, além de que ele possa ampliar ou melhorar sua capacidade de renda. Por meio de parceiros excelentes e reconhecidos, com certeza conseguimos atingir nosso objetivo e oferecer uma nova perspectiva de vida à população", afirma.
Na ocasião, o superintendente regional do Sesi Sergipe, Acrísio José Campos, ainda reforçou sobre a importância do processo contínuo de qualificação, em que o profissional deve se munir de várias informações para se manter preparado para enfrentar o mercado de trabalho.
"Não basta você ficar estagnado com só um conhecimento, é preciso se munir de várias informações e aproveitar os serviços de capacitação oferecidas por instituições sérias e reconhecidas em todo o país", conclui.