Guardas participam de instrução sobre Técnicas e Procedimentos Operacionais

Guarda Municipal
13/06/2013 15h11
Início > Notícias > Guardas participam de instrução sobre Técnicas e Procedimentos Operacionais

Os guardas municipais (GMs) da Ronda da Capital (Rondac) receberam nesta quarta, 12, instruções sobre técnicas e procedimentos padrões que são aplicados durante ocorrências. O treinamento faz parte da série de capacitações prevista para o grupamento especial que atua em rondas preventivas, coibindo a ação delitiva dos infratores, em especial nos terminais de integração.

Segundo o coordenador da Rondac, GM Dilson Tavares, a instrução alcança também a doutrina do patrulhamento realizado em grandes eventos. "O tema tratado na instrução vem em boa hora em virtude da proximidade do Forró Caju. Além disso, os GMs revisaram conteúdos como abordagem a pessoas e a veículos", disse.

Quem conduziu o treinamento foi o sargento Edmilson Feitosa, do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe, que atuou por quatro anos na Força Nacional de Segurança Pública ministrando técnicas de abordagem em nível avançado. "As técnicas apresentadas aos guardas consistem numa forma operacional padrão que, sendo bem realizadas, visam minimizar qualquer erro humano e garantir a integridade física da equipe e dos abordados", explicou.

Essa é a primeira vez que o sargento repassa seus conhecimentos para uma turma de GMs. De acordo com o instrutor, na Força Nacional ele treinou policiais de nove estados, agentes da Polícia Federal e agentes de segurança pública de cincos países (Colômbia, Paraguai, Argentina, Peru e Bolívia).

"É uma satisfação instruir membros da GMA. Durante este nosso encontro deixei claro para eles que, desde quando embarcamos na viatura a gente deve estar preparado para o patrulhamento. Nesta condição, é necessário aguçar o espírito caçador para visualizar as situações antes que elas aconteçam. Eles precisam ter um olhar diferenciado para notar, por exemplo, um indivíduo armado apenas observando a silhueta, antes de realizar a abordagem. É preciso ter o tirocínio policial", afirmou.

Para o GM Evaldo Santos do Nascimento, a instrução foi proveitosa e será bastante utilizada no dia a dia. "O treinamento despertou todos os guardas e auxiliará na tanto na organização das equipes, quanto na segurança dos agentes. É sempre bom participar de capacitações como essas para aprimorar as técnicas, principalmente aqueles que trabalham nas viaturas. Espero que sejam promovidas outras instruções", pontuou.