A cultura nordestina da época junina esteve em evidência na tarde desta quinta-feira, 13, em três Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A festa de São João, uma tradição que se manifesta anualmente, é comemorada nas unidades da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, que celebram o ciclo junino junto com os seus usuários.
Na tarde desta quinta-feira, as comemorações ocorreram nos Cras Benjamin Alves de Carvalho (Coroa do Meio), Santa Maria e Dr. Carlos Fernandes de Melo (Lamarão), marcadas por uma diversificada programação. As unidades iniciaram a festa às 14 horas e contaram com um bom público, formado por crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Coroa do Meio
No Centro de Referência de Assistência Social Benjamin Alves de Carvalho, a programação teve início com a apresentação da coreografia "Vira-vira, mexe-mexe", dançada pelos educandos do SCFV de 6 a 15 anos, em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A festa seguiu com a apresentação de quadrilha - que reuniu em seu elenco as gerações atendidas pelo Cras, correio inteligente, sorteio de balaios. A festa se completou com um Buffet, a base da culinária junina, segundo informou a coordenadora do Cras, Iulná Almeida.
Santa Maria
No Cras Santa Maria, a festa foi aberta com músicas de Luiz Gonzaga que falam sobre a vida da mulher, propondo uma reflexão dos presentes sobre o tema. Painéis ilustrando festas do interior resgatavam a tradição junina. A princípio foi feita a leitura de um texto sobre o surgimento do São João, ato que foi seguido por brincadeiras de adivinhação, concurso de dança e Buffet.
Lamarão
No Cras Dr. Carlos Fernandes de Melo a festa junina ficou por conta das brincadeiras valendo brindes, como argola e pescaria, além da apresentação de dança de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da quadrilha de idosos. Um concurso de dança e o casamento caipira agitaram o público presente.