'Anjos Azuis': uma parceria para combater as drogas

Segurança Municipal e Cidadania
17/06/2013 18h25
Início > Notícias > 'Anjos Azuis': uma parceria para combater as drogas

Um programa destinado a conscientizar crianças e adolescentes da capital sobre o perigoso mundo das drogas e de uma vida às margens da criminalidade, assim é o "Anjos Azuis", projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em parceria com as secretarias da Educação, Saúde, Comunicação Social, da Juventude e do Esporte, Especial de Cultura e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Conforme Georlize Teles, secretária da Defesa Social e da Cidadania, o encontro desta segunda-feira teve como princípio estabelecer união entre as secretarias municipais, com diversos outros órgãos públicos e privados de Sergipe, a exemplo da 16ª Vara da Infância e da Juventude, do Ministério Público, OAB, SESI, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes e Faculdade Pio Décimo.

"Estamos convidando tanto as secretarias municipais, como também outros parceiros para integrar este projeto, que tem como foco a prevenção da violência; inicialmente, vamos selecionar escolas a partir das estatísticas apresentadas a nós, com o objetivo de trabalhar na área da prevenção e cidadania, buscando diminuir a violência, tendo como público alvo os alunos", disse.

"Um projeto como este já deveria está sendo executado em nossa cidade e parabenizo e agradeço a doutora Georlize Teles pela iniciativa e convite, pois é sempre um sonho da instituição se integrar nos projetos sociais de nossa cidade. A Universidade Federal apoiará veementemente com a coordenadoria de Ciências Humanas e cederemos espaço físico para facilitar a execução do mesmo", revelou o professor do Departamento de Ciências Florestais e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Américo

"A ideia é que eles (guardas) trabalhem na rede municipal, mas nada impede que este foco seja estendido - abrangendo outras instituições de ensino. Os anjos azuis são um segmento da GMA que tem como finalidade prevenir a violência através do lado lúdico, de ações educativas e informação, entendendo que a informação é o instrumento mais eficaz na prevenção da violência, que pode evitar o consumo de álcool e drogas, especialmente o crack que tanto atinge nossas crianças e adolescentes", apontou Georlize, explicando que o grupo de guardiões tem formação nas áreas de pedagogia, educação física e sociologia; fator facilitador no momento do ensino.

"A partir do uso legal da formação de cada um, os guardiões trabalharão a parte teatral com uma professora de teatro, além de palhaços agregados a este grupo. O atendimento será extracurricular e toda nossa participação será a convite da secretaria do município e da necessidade apresentada por cada escola. Sempre dialogando de modo educativo", acrescentou Georlize Teles.

"Os Anjos Azuis é um grande guarda chuva social onde dentro dele algumas ações funcionarão. A guarda cidadã já iniciou suas ações na escola Juscelino Kubitschek e, logo após análise de toda a rede municipal de ensino, as outras escolas receberão também", concluiu.

A Universidade Tiradentes, uma das parceiras, esteve representada pela professora Luciana Rodrigues que disse que "nos preocupamos, enquanto Instituição, com o cuidado e prevenção das nossas crianças e adolescentes, por isso estamos somando esforços com este projeto, inserindo alunos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Serviço Social, na vivência prática. Permitindo um auxílio desses estudantes - auxiliados por professores - de forma direta nas ações do programa".

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Sergipe, a Rosenice Figueiredo afirmou que a OAB firmará parceria com o "Anjos Azuis", lembrando que a Ordem já tem um programa semelhante, facilitando a execução do mesmo. "A OAB, muito possivelmente, integrará este projeto a uma ação já existente, que a instituição é cidadã, deste modo, auxiliará na prevenção e apoiará naquilo que for preciso".