O grupamento Ronda da Capital (Rondac) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) concluiu mais uma instrução nesta terça, 18. O efetivo de 64 guardas municipais (GMs) aprimorou as técnicas e os procedimentos realizados durante abordagens, patrulhamentos e rondas preventivas. A iniciativa visa aperfeiçoar a equipe que foi criada em maio com o objetivo de coibir a ação delitiva dos infratores, em especial nos terminais de integração.
No último dia de treinamento, ministrado pelo sargento Edmilson Feitosa, do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Sergipe, a orientação tratou da conduta de patrulhamento nos grandes eventos, em virtude da atuação do grupo no Forró Caju. "Nosso objetivo é proporcionar a sensação de segurança para os foliões, bem como dar confiança aos guardiões que farão o policiamento e poderão abordar qualquer indivíduo suspeito sem pôr em risco a integridade física dos membros da equipe", destaca.
A instrução não se resumiu à teoria. Os GMs simularam diversas situações de abordagem, entre elas, a de um ônibus lotado. "Foram apresentadas ainda técnicas de manuseio de bastão, abordagem a suspeito armado, condução de indivíduos envolvidos em vias de fato, entre outras praticadas pela Força Nacional", detalhou o sargento.
Essa foi a quarta instrução direcionada para os GMs da Rondac. Nos últimos dois meses, o grupamento já recebeu orientações sobre gerenciamento de crises, defesa pessoal, utilização da Spark e emprego de armas não-letais.
Intercâmbio
Além dos agentes da GMA, dois membros da Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro participaram da instrução. "Esse treinamento está complementando as nossas capacitações. As técnicas de abordagem a ônibus são novidade para a gente, por exemplo. Pretendemos levar tudo o que aprendemos aqui para as equipes que coordenamos em Socorro", contou o guarda Carlos Alberto de Oliveira.