Cras festejam o São João e resgatam tradição

Família e Assistência Social
19/06/2013 08h24
Início > Notícias > Cras festejam o São João e resgatam tradição

Ritmos, indumentárias e sabores que dão água na boca criaram a atmosfera junina que transformaram o Centro Social Dom José Vicente Távora, no bairro América, em um grande arraial. Foi nesse ambiente, de tradição e cultura, que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim realizou a festa de São João, na tarde desta última terça-feira, 18.

Às 14h30, a coordenadora da unidade, Elizabete Ribeiro, abriu a festa convocando os usuários a se integrarem ao clima junino e participarem da programação, que teve início com a apresentação das meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que coreografaram a música "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga.

"A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social sabe o valor de momentos como este para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de modo que assegura a realização das festas em todas as nossas unidades", declarou a coordenadora de Proteção Social Básica, Meilane Costa, presente ao evento, representando também a secretária da pasta, Selma Mesquita.

A programação continuou com a apresentação da ciranda das idosas assistidas pela unidade, que exibiram belos vestidos juninos e não pouparam esforços para se manterem no ritmo da festa. O ponto alto da tarde aconteceu logo em seguida, com a apresentação da esquete "A morte da cachorrinha", retirada da peça "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.

A festa continuou com o tradicional forró. Um lanche composto de comidas típicas do São João foi servido aos usuários e convidados. "Amo isso aqui. Para mim é uma felicidade fazer parte desse Cras e participar de festas como esta", declarou Lindalva Maria Santos Oliveira, que há 11 anos é membro da quadrilha junina.

Madre Tereza

A tarde desta terça-feira foi de festa também para os usuários do Cras Madre Tereza de Calcutá, na Jabotiana. Através da parceria entre a Assistência Social e a Saúde, os festejos juninos foram realizados na Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira, reunindo mais de 100 pessoas, segundo estimou a coordenadora do Cras, Maria Simone Ribeiro.

A programação da festa contou com a apresentação de duas quadrilhas juninas, composta por adolescentes, jovens e idosos; com a coreografia de duas adolescentes do SCFV, que dançaram "Xote das Meninas"; e com o tradicional forró. Um Buffet a base da culinária junina foi servido.