Preparados para ingressar no mercado de trabalho, os alunos do curso de cabeleireiro assistente, vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), encerraram suas atividades curriculares, na última sexta-feira, 21, na Unidade de Produção e Qualificação do Jardim Esperança. A primeira turma de formandos de cabeleireiro do Pronatec teve três meses de aulas práticas e teóricas, com um conteúdo voltado para a execução de procedimentos estéticos capilares, como higienização, corte, hidratação, escovação e coloração.
As aulas foram ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entidade parceira da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).
Acompanhando a aula de encerramento, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, aproveitou para incentivar os alunos a continuarem estudando e se aperfeiçoando em mais cursos profissionalizantes, que ajudarão a sua formação inicial e possibilitarão novas oportunidades de emprego.
"Quando você vai preenchendo seu currículo e aliando outras formações com a primeira realizada, você vai se mostrando um profissional diferenciado e qualificado para atuar na sua função. Isso contribui não só para sua preparação profissional, mas acaba atraindo a atenção do empregador que vai percebendo a sua importância dentro da empresa e até estimulando a oferta de promoções e impulsionando sua carreira na área de atuação", avalia a presidente.
A diretora de formação profissional da Fundat, Maria do Socorro Melo, também participou do encerramento e enfatizou os serviços de encaminhamento profissional da Fundação, seja pela atuação da Agência do Trabalhador como o projeto de microcrédito do Credpovo.
"Após a formação, a Fundat ainda se faz presente para o aluno egresso, a partir dos seus serviços de consultoria profissional, encaminhamento de currículos às empresas ou direcionamento para a abertura e manutenção de micros e pequenos negócios", explica Socorro Melo, enfatizando que a turma receberá os certificados de conclusão em uma grande solenidade planejada para o início do segundo semestre.
Satisfação
A alegria e empolgação transpareciam nos rostos dos formandos. Na oportunidade, eles puderam avaliar o nível da formação oferecida e ainda discutiram os planos profissionais que pretendem seguir futuramente. Um dos mais entusiasmados e interessados a se aperfeiçoar na área de beleza foi o aluno Adriano da Silva, que atualmente trabalha como garçom em um grande salão de beleza da cidade. Para ele, o curso consolidou o seu desejo de continuar atuando no setor, mas agora focando na execução de procedimentos químicos para os cabelos.
"Já tinha a vontade de seguir a profissão, mas não havia escolhido a especialização. Com o curso vi que tenho jeito para a área de química, como relaxamento, tintura e alisamento. A minha intenção é fazer mais cursos para esta função. Já soube que haverá a abertura de novos cursos de beleza e, assim que as inscrições forem abertas, vou logo me inscrever. Quero chegar para meu patrão e mostrar que tenho um potencial a mais no salão. Quem sabe finalmente conseguir mudar de cargo e trabalhar como cabeleireiro", vislumbra o aluno.
Já a participante Ana Cristina Santos, proprietária de um salão de beleza, não mede elogios à didática oferecida durante as aulas, que priorizou não só o conhecimento pedagógico sobre a profissão, como também enfatizou questões de relacionamento com o cliente e a postura ética do profissional.
"Antes eu nem ligava sobre consequências pelo uso de substâncias consideradas nocivas durante o procedimento químico, como o formol. Mas depois das aulas e do cuidado da professora em nos explicar com calma o quanto é importante levar em consideração a saúde, eu hoje penso duas vezes sobre que substâncias usar nas clientes e até orientar para que elas deixem de usar estes produtos nocivos. Há dez anos que trabalho em salão e precisou que eu fizesse um curso para conseguir mudar de ideia sobre o uso dos produtos. Estou muito feliz com a formação e recomendo a todos que gostem da área", finaliza.