Até a segunda-feira, 24, 352 atendimentos foram realizados no posto médico montado pela Secretaria da Saúde de Aracaju ao lado do palco principal do Forró Caju. A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de Aracaju, Maria Cecília Mendonça, explica que no local, equipes compostas por 30 profissionais do município entre médicos, enfermeiros e auxiliares trabalham todas as noites para garantir o bem estar do cidadão.
Segundo a coordenadora, até o momento, 144 dos atendimentos registrados foram de casos clínicos como situações de pessoas que se queixam de mal estar repentino. "No geral, crises de hipertensão, vertigem, dor de cabeça e também intoxicação por álcool", explica Cecília.
Maria Cecília reforça que embora o Forró Caju tenha sido marcado pelo clima de alegria e confraternização também foram realizados 16 casos de atendimentos de traumas causados por agressão física durante brigas.
Estrutura do Posto
O posto médico conta com 12 leitos que possibilitam atender tanto casos de baixa complexidade dando primeiros socorros, como mais graves, a exemplo de traumas e ferimentos causados por agressões. "Em situações de urgência, após avaliação da equipe médica, o paciente ainda pode ser atendido no local ou encaminhado para as Unidades de Urgência da Zona Sul (Fernando Franco) e Zona Norte (Nestor Piva) e Hospital de Urgência de Sergipe nos casos de alta complexidade", reforça.
Do posto médico, a Saúde de Aracaju também conta com a parceria do Governo do Estado, através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A parceria garante a presença de ambulâncias de suporte básico e avançado para auxiliar na remoção de pacientes mais graves para hospitais e unidade de urgência.