A secretária Municipal de Educação de Aracaju, professora Marcia Valéria Lira Santana, participou na manhã desta quarta-feira (19), da abertura dos trabalhos dos Censos Educacional e Social, uma iniciativa do Ministério Público Estadual (MPE). O evento aconteceu no Colégio Estadual 24 de Outubro, no bairro 18 do Forte, zona Norte da capital.
A solenidade de abertura dos trabalhos contou ainda, com as presenças de procuradores de Justiça do Brasil, que se encontra em Aracaju, promotores de Justiça do MPE, bem como, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e representantes da comunidade do bairro 18 do Forte e adjacências.
O procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel, abriu a solenidade salientando que uma das finalidades tanto do Censo Educacional quanto Social é diagnosticar os problemas existentes nas localidades visitadas pelo órgão, e destacou que o Censo Social é um aperfeiçoamento do Censo Educacional, programas que já se encontram em sua sexta etapa.
Semed é parceira do MPE no Censo Educacional
A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed) é um dos parceiros dessa iniciativa do MPE desde 2007 e que tem por objetivo especifico, no campo educacional, identificar as crianças e adolescentes que não estejam matriculados nas redes públicas de ensino e que não frequentam as salas de aula.
Após a solenidade de abertura, os estudantes voluntários começaram a visitar a comunidade para responder os questionários em busca de informações sobre questões como: se a criança ou adolescentes estuda ou não, se possui certidão de nascimento ou carteira de identidade, entre outros assuntos.
Após colher as informações são feitas as avaliações das melhorias para a comunidade na área educacional. Na verdade, este tipo de iniciativa funciona com os moradores da localidade recebendo a visita dos representantes do MPE, que procuram saber dos problemas para encontrar as soluções adequadas.
MPE visita à EMEF João Paulo II
À tarde, a secretária Marcia Valéria recebeu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Papa João Paulo II, que faz parte do Complexo Educacional Vitória de Santa Maria, no bairro de mesmo nome, a visita do procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel, que estava acompanhado de vários procuradores de Justiça de Sergipe e de outros Estados.
A secretária Marcia Valéria disse que via com muita simpatia a visita do procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel, um grande idealizador e promotor da realização do projeto do Complexo Educacional, quando há cerca de 10 anos atrás, a região do bairro Santa Maria tinha uma oferta muito precária de escolas, e consequentemente, salas de aula.
"Foi por incentivo e capacidade do hoje procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel, entre os anos de 2004 e 2005, que tanto o Estado quanto o Município, bem como, a iniciativa privada e algumas empresas se somaram ao sonho dele, e hoje, quase 10 anos depois de uma realização que se tornou o Complexo Educacional, onde se tem da creche ao 3º ano do Ensino Médio", avaliou.
Marcia Valéria destacou ainda, que dessa forma, no Complexo Educacional todos os ciclos e séries são contempladas com a gestão dos Ensinos Infantil e Fundamenta Menor até o 5º ano ficando sob a responsabilidade do município, enquanto o Ensino Médio está sob a administração do Governo Estadual.
"Esse tipo de projeto, mostra que quando se somam os esforços para um bem comum a gente consegue realizar não somente sonhos, mas também realizar de um modo completo o que a sociedade, uma comunidade precisa na sua base, que é o direito e o acesso à educação", concluiu a professora Marcia Valéria.
Crianças e adolescentes têm acesso à educação
Por sua vez, o procurador-geral Orlando Rochadel disse que estava muito feliz e emocionado com a visita, já que a comunidade do Santa Maria merece a escola, a qual os resultados estão aparecendo. Ele aproveitou a oportunidade para enaltecer a parceria firmada com a Prefeitura de Aracaju, na pessoa da secretaria de Educação Marcia Valéria e o Governo do Estado.
"Isso aqui é um sonho que se tornou a realidade dessas crianças e desses jovens, que agora têm direito e acesso à educação pública", enfatizou Orlando Rochadel, que também afirmou ter ficado feliz com o que encontrou na EMEF Papa João Paulo II, que o deixou bastante contrário no ano passado por conta do desabamento do telhado.
"É verdade. Tivemos problemas nesta escola, mas graças à Deus, a secretária de Educação e o prefeito de Aracaju ordenaram a execução de obras para consertar o telhado e tudo hoje, como estou percebendo nesta visita a unidade de ensino, está funcionando bem", concluiu Orlando Rochadel.
A corregedora do Ministério Público do Estado do Piauí, Rosângela Mendes disse ter ficado encantada não só com o que viu durante a visita ao Complexo Educacional Vitória de Santa Maria, mas também, com os projetos dos Censos Educacional e Social idealizados pelo MP de Sergipe.
"Isso é fantástico. É um sonho transformado em realidade, é um projeto que realmente atende a necessidade da sociedade local", observou Rosângela Mendes, que observou que no seu Estado, o Piauí, não existe uma iniciativa dessa natureza. "Mas já estamos observando para copiar. Nessas visitas estamos olhando o funcionamento e colhendo informações para levarmos esse projeto para o Piauí", concluiu.
O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, disse que o dia de visita ao Complexo Educacional Vitória de Santa Maria era extremamente importante, porque o atual procurador-geral do MPE, Orlando Rochadel, conseguiu trazer para Sergipe Procuradores de Justiça de vários Estados, que foram convidados a conhecer os projetos do MP local.
"Estamos comemorando os seis anos de existência do Centro Educacional, que vem funcionando bem. E que são ações conjuntas do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, por intermédio de suas Secretarias de Educação", concluiu Belivaldo Chagas.