Fórum discute modernização e justa aplicação de impostos em Aracaju

Fazenda
27/06/2013 14h18

Visando a modernização das questões tributárias, está acontecendo em Aracaju, o III Fórum de Modernização Tributária. O evento se realiza no Hotel Real Classic, localizado na Orla de Atalaia e tem por objetivo buscar novas soluções para que o fisco municipal seja encarado como um modelo justo de aplicação das leis que regem a cobrança de impostos. Está presente ao Fórum, que teve início nesta quarta-feira, 26 e prossegue até quinta-feira, 27, o secretário da Fazenda do Município, Nilson Lima, além de palestrantes ilustres convidados pelo poder municipal.

O secretário abriu o evento alertando que é de grande relevância buscar soluções para que o fisco municipal desenvolva um trabalho baseado principalmente em sua própria receita. Nilson Lima observa que o país busca a modernização e, sendo assim, tem de haver uma mudança positiva em todos os setores. “No âmbito da Secretaria de Fazenda, devemos observar o grito da sociedade, para melhorar a forma de aplicação dos impostos”, ressalta o secretário.

O diretor de Administração Tributária do Município de Aracaju, Altamirando Fausto Dória, disse que o grande objetivo do Fórum é capacitar os participantes do evento, que recebe auditores e fiscais de tributos do município, e desenvolver novas ideias que venham a modernizar e tornar justa a aplicação de tributos em Aracaju. Ele certifica que é de grande importância que se tenha um fisco justo, voltado para a aplicação correta dos impostos, o que em muito beneficia a sociedade. Existe ainda, segundo Altamirando, a proposta que do Fórum sejam formadas comissões de trabalho decorrente da discussão fiscal. “A ideia não é criar novos tributos, mas dar uma boa administração aos que já existem”, atenta o diretor.

Para a professora do curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Jussara Jacinto, palestrante do evento, o Fórum é fundamental já que prepara e trabalha uma platéia qualificada, em torno de um melhor gerenciamento da arrecadação para que esses impostos sejam aplicados de forma transparente e eficaz. Ela entende que a modernização da arrecadação está diretamente ligada a sua aplicação otimizada e que corresponde aos anseios sociais.

O presidente do Sindicato dos Auditores e Fiscais de Tributos de Aracaju, Wallace Souza Barbosa, disse que o grande objetivo e o ponto convergente de todo os integrantes do Fórum é a busca de modernização da carga tributária. “Devemos ter soluções criativas que venham a beneficiar os cidadãos da nossa cidade”, reforça Barbosa.