GMA trabalha em parceria com o Conselho Tutelar no Forró Caju

Guarda Municipal
28/06/2013 01h58

Pautada no respeito aos Direitos Humanos e na valorização da cidadania, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atua no Forró Caju 2013 resguardando os direitos da criança e do adolescente. Neste sentido, a instituição e os representantes do Conselho Tutelar de Aracaju estão trabalhando conjuntamente no devido encaminhamento dos adolescentes em conflito com a lei, que são flagrados praticando algum ato infracional durante a festa.

De acordo com o Guarda Municipal (GM) Edinildo Rodrigues, na noite da quarta, 26, três adolescentes foram flagrados com cápsulas de cocaína dentro do circuito do Forró Caju. "Apresentamos os menores aos membros do Conselho Tutelar para serem tomadas as providências cabíveis. Depois disso, acompanhamos os conselheiros no encaminhamento dos adolescentes até as suas respectivas residências, onde foram entregues aos representantes legais. Nós, guardas, trabalhamos fazendo a segurança dos conselheiros", detalhou.

A companhia do GM na condução do adolescente é uma ação inédita e garante a integridade dos conselheiros. "Essa parceria com a GMA é fundamental para o nosso trabalho desenvolvido na festa, porque garante a nossa segurança. No caso de ontem, por exemplo, fomos levar os adolescentes em um local perigoso e a presença dos guardas foi tranquilizadora", revelou o conselheiro tutelar do 1º Distrito de Aracaju Adriano de Oliveira.

Segundo a conselheira do 4º Distrito de Aracaju, Jucimara Esteves, cerca de 30 a 40 adolescentes são atendidos por noite no Forró Caju. "São diversas situações em que nos deparamos com adolescente, na maioria das vezes eles estão envolvidos em vias de fato ou desacompanhados dos pais ou responsáveis", contou. Na Praça de Eventos Hilton Lopes há duas bases do Conselho Tutelar, uma fica localizada ao lado do posto de atendimento do Samu e outra próxima a base da GMA.

Acesso

As pessoas que pretendem vir ao Forró Caju devem ficar atentas ao limite de idade estabelecido no acesso à festa: é proibida a entrada de menores de 16 anos. A determinação está exposta em todos os portões de entrada da festa.