Comissão de Negociação Permanente da PMA volta a se reunir

Fazenda
28/06/2013 15h48

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, nova reunião da Comissão Permanente Negociação dos servidores Municipais de Aracaju. Na oportunidade, o secretário Municipal da Fazenda , Nilson Lima, fez uma exposição voltada para o detalhamento das receitas e evolução das despesas registradas no primeiro quadrimestre do ano em curso, além de enfatizar os principais indicadores exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a exemplo do controle da dívida consolidada e aplicações de recursos financeiros nas áreas da saúde e educação, bem como  o comprometimento da receita corrente líquida com gastos de pessoal.

Em relação às receitas arrecadadas, Nílson ressaltou o bom desempenho das receitas próprias, a exemplo do ISS, ITBI e IPTU, cujos crescimentos vêm superando os valores estimados no Orçamento, ao contrário das receitas transferidas obrigatoriamente pela União e pelo Estado de Sergipe que se encontram muito aquém do que estava previsto.

 Já em relação às despesas, ele chamou a atenção para a quitação de significativas dívidas contraídas em exercícios anteriores, além do crescimento vertiginoso do aporte dos recursos necessários para o pagamento aos servidores aposentados e aos pensionistas, além da capitalização do regime próprio de previdência voltado para os servidores que ingressaram na Prefeitura, a partir de 2002.

"Em particular, nós, da Secretaria de Governo, estamos muito satisfeitos com o nível excelente de relacionamento entre os sindicatos e os representantes do governo municipal. O entendimento é bom e também o respeito. Já foi aprovado o regimento interno e marcado o próximo encontro, que será no dia 10 de julho. O clima é muito bom, como mandam as boas relações humanas", disse a secretária de Governo, Marlene Calumby.

Para os sindicalistas presentes à reunião, o governo municipal tem se mostrado bastante sensível ao diálogo, o que gera a expectativa de que o prefeito João Alves Filho fará o possível para atender as reivindicações que vêm sendo pleiteadas ao longo dos últimos anos, e que não tiveram a devida atenção pelos gestores anteriores.

"Ele senta conosco, nos ouve e isso é de grande importância, porque é disso que a sociedade precisa, de governantes que façam essa ponte entre os sindicalistas, que representam as categorias trabalhadoras, e os gestores que são responsáveis pelo Município. Estamos bastante satisfeitos, certificou o diretor da Força Sindical, Roberto Messias, representando a voz das categorias presentes.