Escolinha de futebol Zebra disputa campeonato com ajuda da Sejesp

Juventude e Esporte
28/06/2013 16h09

Tudo pronto para mais um desafio na vida de César Andrade, de 17 anos. Mala arrumada, chuteira preparada e muita ansiedade. Ele e mais 39 alunos da escolinha Zebra de futebol viajaram na manhã desta quinta-feira, dia 27, para a cidade de Remanso, no Norte da Bahia, onde disputam a 2ª Copa São Francisco de escolinhas de futebol. O grupo contou com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) para viabilizar a viagem de 667 Km.

Os 40 garotos, entre 13 e 17 anos, formam dois times que irão disputar nas categorias Sub 13 e Sub 17 da competição, que vai reunir times de várias partes do Nordeste. O Zebra é o único time que irá representar Sergipe na Copa. "É um orgulho e uma alegria enorme estar representando o nosso Estado nesse campeonato. Temos muitas dificuldades, mas também temos recebido ajudas importantes, como da Sejesp. Graças à secretaria conseguimos apoio para viajar", disse Paulo Santos, presidente da escolinha.

Para o jovem César, o Zebra ter conseguido apoio para a viagem foi importantíssimo para a construção da carreira dele e dos amigos. "Para quem como eu quer se tornar profissional, jogar em campeonatos regionais é muito importante porque a gente adquire experiência. Graças ao professor Paulo conseguimos essa oportunidade e vamos nos esforçar bastante.  Viajamos com essa esperança", disse César, que já viajou com outro grupo para competir fora de Sergipe.

O entusiasmo dos jovens jogadores é partilhado com os pais, que comemoram a possibilidade de abertura de novos cenários para os garotos. É o caso de Orlando Vieira, gerente de produção e pai de Orlando Júnior, de 13 anos. Há mais de um ano que o garoto faz parte da escolinha e tem demonstrado uma evolução no esporte e na vida.

"A gente já percebe nele um progresso. Está incentivado, focado, disciplinado. Tanto para jogar como em outras atividades que faz. Na escolinha ele se ocupa e tem um apoio total do professor Paulo, que cuida deles como se fossem da família. A gente se preocupa com a viagem mas sabe que os meninos serão bem cuidados", disse Orlando.

Escolinha Zebra  

Fundada em 7 de setembro de 1978, a escolinha Zebra foi a primeira instituição de ensino do esporte em Sergipe. Comandada pelo radialista e desportista Paulo Santos, a escolinha tem sede no Bairro Industrial e realiza suas atividades nos Parque da Cidade. Atualmente 150 meninos, entre sete e 17 anos são assistidos pela escolinha.