Às 7h30 desta quinta-feira, 4, o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e representantes da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) assinarão, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, um termo de parceria para a capacitação inicial de mil feirantes, quanto a higiene e manipulação de alimentos.
O período de inscrição, que será organizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ainda não foi definido, mas poderá participar do curso qualquer feirante que exerça atividade em Aracaju. O curso terá duração de 13h e capacitará os feirantes para manusear da maneira mais higiênica e qualificada alimentos não manipulados, que são a maior parte dos produtos comercializados por eles. As aulas serão totalmente gratuitas e ao final de cada turma os alunos receberam consultores do Sebrae que acrescentarão informações sobre formalização de negócios e empreendedorismo individual.
De acordo com a Diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Alzira Mª Carvalho Leite, a medida traz benefícios não só para os feirantes, mas também para os consumidores. "O curso cria oportunidades para que o feirante possa se posicionar melhor quanto as exigências atuais do mercado de trabalho, além torna-los mais competitivos na prestação do serviço", explica a diretora.