Mais de 1600 ambulantes e feirantes serão capacitados em 2013

Formação para o Trabalho
04/07/2013 17h48
Início > Notícias > Mais de 1600 ambulantes e feirantes serão capacitados em 2013

A população já pode ficar despreocupada sobre a oferta de alimentos disponíveis nas feiras e eventos da capital sergipana. A série de medidas tomadas pela administração municipal garante uma nova perspectiva para a qualidade sanitária dos alimentos vendidos na cidade, seja a partir do contínuo trabalho de vistoria das condições dos produtos comercializados, como também através da oferta de cursos de capacitação em segurança alimentar direcionados aos comerciantes do setor.

Considerado um fato inédito na história do município, a capacitação de ambulantes já contemplou 643 trabalhadores, habilitados pelo Serviço Social da Industrial (Sesi) sobre noções de higienização, manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos, durante os meses de abril a junho. Agora, através de parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), será oferecida a capacitação em segurança alimentar para cerca de 1000 feirantes do município, até dezembro deste ano.

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), atua como a entidade promotora dos projetos de qualificação, contando com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Vigilância Sanitária. No caso da qualificação aos ambulantes, o foco foi a preparação para a comercialização em grandes eventos locais, a exemplo do Forró Caju, segundo as normas sanitárias exigidas pelos órgãos de fiscalização pública.

Já com relação aos feirantes, a capacitação aliará conhecimentos relacionados ao contexto prático da função, como também oferecerá noções de empreendedorismo e gestão de negócios. O objetivo é auxiliar os trabalhadores na organização financeira do trabalho, além de estimular a formalização profissional deste grupo.

"Não somente ganha o trabalhador por compreender como se desenvolve a logística de um negócio, mas também ganha a receita municipal a partir do momento que este profissional formaliza sua renda e contribui para a arrecadação tributária da cidade", explica a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

Parceria

Durante a solenidade de assinatura do convênio, ocorrida no dia 4, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, o presidente do conselho deliberativo do Sebrae Sergipe, Antônio Carlos de Araújo, reforçou o interesse da entidade na realização de parcerias com a administração municipal. "O Sebrae fica inteiramente disponível para novas pactuações com o poder municipal, especialmente quando se trata da promoção do desenvolvimento local e da formação de novas cadeias empreendedoras na cidade", frisa.

Na oportunidade, o prefeito João Alves ressaltou a relevância pedagógica das instituições do Sistema ‘S', observando o seu reconhecimento institucional a nível mundial. "É uma satisfação estabelecer parceria com o Sebrae, umas das instituições nacionais mais elogiadas no exterior. Hoje, os jovens não têm conhecimento de como montar e gerir seu próprio negócio, e a realização de ações desse tipo irão facilitar a formação de novos empreendedores locais", lembra João Alves, ainda frisando sobre a importância do curso para a área da saúde pública do município. "A capacitação se volta para uma preocupação na área da saúde pública sobre a oferta de alimentos saudáveis e higiênicos à população. Tanto facilita o trabalho de inspeção das equipes da Vigilância Sanitária, como assegura ao público a qualidade do alimento consumido", finaliza.