Acontece nesta quarta-feira, 10, a aula inaugural dos primeiros Cursos de Gestão Escolar e Formação de Secretário Escolar, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento será realizado às 9h no Teatro Atheneu Sergipense.
Na oportunidade, a palestra da aula inaugural será proferida pela professora PhD em Educação, Zita Ana Lago, da Universidade Positivo, que é parceira da Semed no Curso de Gestor Escolar.
A secretária Municipal de Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana, disse que a referida solenidade é o início para os cursos preparatórios de Gestão e Secretário Escolares. "Esta é a primeira vez que a rede municipal de ensino de Aracaju promove cursos dessa natureza", enfatiza.
Curso de Gestão Escolar
A professora Marcia Valéria explica que o Curso de Gestão Escolar cumpre a nova legislação que foi aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores, que é a Complementar nº 121, de 08 de fevereiro de 2013, e que dispõe sobre a Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de Aracaju.
"O candidato para ser eleito diretor precisa ter participado deste curso e seu certificado deve atestar que o aproveitamento foi de no mínimo 90%. Dessa forma, o candidato se habilita a concorrer ao cargo", destaca Marcia Valéria, observando que quem elege o diretor é Conselho Escolar.
A partir da eleição, continua Marcia Valéria, o diretor é empossado após a celebração de um Pacto de Gestão Escolar, onde ele assume o compromisso de alcançar as metas estabelecidas para a sua unidade de ensino, bem como, as metas contidas no Projeto Político Pedagógico. "Essas metas dão dimensão da sua comunidade escolar cumprindo o papel de autonomia", destaca.
Curso de Secretário Escolar
Quanto ao Curso de Secretário Escolar, Marcia Valéria salienta que o mesmo também é amparado pela Lei Complementar nº 121, que restituiu o referido cargo, que não existia na rede municipal de ensino de Aracaju.
"A escolha de quem vai exercer a função de secretário escolar é da secretária de Educação, no entanto, para que a indicação ocorra o pré-requisito indispensável é que o servidor público municipal efetivo da Prefeitura de Aracaju tenha participação no curso. Com o certificado, terei livre escolha para preencher as vagas existentes", explica.
A secretária Marcia Valéria concluiu agradecendo a parceria com o Governo do Estado, na que cedeu o Teatro Atheneu para a solenidade da aula inaugural dos cursos.