Encontro da Uncme-SE discute os Planos Municipais de Educação

Educação
09/07/2013 16h51
Início > Notícias > Encontro da Uncme-SE discute os Planos Municipais de Educação

Os Planos Municipais de Educação foram o principal tema discutido no 5º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), que aconteceu nesta terça-feira, 9, no auditório do Sebrae, e contou com a participação da secretária Municipal de Educação de Aracaju (Semed), professora Marcia Valéria Lira Santana.

Um dos diretores da Uncme-Sergipe, Inácio Santos, disse que além de discutir sobre a qualidade da educação, o encontro teve por finalidade tratar da questão da construção dos Planos Municipais de Educação. "A ideia é levar para os municípios propostas e metas para a construção dos planos de educação e fóruns municipais", enfatizou.

A secretária Marcia Valéria considerou o encontro como muito importante, porque é a partir de iniciativas como essa que se chega a um consenso. "É através da educação qualificada que se compactua compromissos", observou, lembrando que existe a LDB (Leis de Diretrizes e Base), que determina recursos para a educação para a implementação de ações no que pode ser feito no município.

Por outro lado, Marcia Valéria lembrou que no momento não existe um Plano Nacional de Educação que direcione as disposições do que deve ser feito em termos de melhorias na educação, já que o primeiro plano foi validado em 2011, mas o segundo se encontra no Congresso Nacional há dois anos. "Mesmo assim, os municípios estão atentos para criar seus próprios planos", garante.

O coordenador Estadual da Uncme e presidente do Conselho Municipal de Educação de Neópolis, Humberto Gonzaga, destacou que as discussões neste encontro tratou basicamente dos planos municipais de educação em Sergipe. "Nossa intenção foi deixar os conselheiros mais preparados para a formação de uma consciência nos Conselho Municipais", explicou.

Ele salientou, que ao final do encontro seria feito um relatório para ser encaminhado a todos os conselhos municipais de Sergipe. Humberto Gonzaga concluiu, observando que o evento reuniu 51 mubicípios, sendo 49 deles sergipanos, enquanto os conselheiros foram ao todo 164. Representantes de Maceió (Alagoas) e Ilhéus (Bahia) marcaram presenças.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió e coordenadora Estadual da Uncme no Estado, Edna Lopes, também classificou como importante o encontro no sentido de organizar e da suporte aos trabalhos dos Conselhos Municipais. "O que pude perceber aqui é que a meta principal das discursões foi o fortalecimento dos conselhos", avaliou.