Fundat prepara mais artesãos

Formação para o Trabalho
16/07/2013 16h35
Início > Notícias > Fundat prepara mais artesãos

A oferta de atividades de ocupação geradoras de novas fontes de renda familiar é um dos objetivos dos cursos livres realizados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas). Nas Unidades de Qualificação e Produção (UQP) dos bairros Santos Dumont e Porto D'antas, foram finalizados os cursos livres de biscuit e confecção de bolsas, direcionados ao desenvolvimento de trabalhos manuais de base artística ou criativa.  

Durante uma semana de atividades, as participantes do curso de confecção de bolsas, na UQP do Porto D'antas, aprenderam todos os passos necessários para a montagem do objeto, reconhecendo o material de cobertura mais apropriado e as sobreposições de peças que melhor se encaixam na estrutura. Segundo a instrutora do curso, Cristina Vasconcelos, o molde de montagem das bolsas segue a mesma ordem, mas apresenta diferenças com relação ao tipo de feche, miçanga ou detalhes estéticos usados em cada peça.

"A finalização do material requer que elas explorem à vontade sua criatividade. O interessante é perceber a empolgação da turma quando elas verificam o resultado final de cada peça. Assim como na primeira turma realizada na unidade do Jardim Centenário, as alunas ficam estimuladas a aprender cada vez mais, interagindo sempre durante as aulas e com uma enorme vontade de se aperfeiçoar", explica a professora, lembrando que algumas participantes do curso anterior já estão produzindo e vendendo suas bolsas, a partir dos ensinamentos obtidos durante o curso.

A facilidade na confecção do produto, o baixo custo de produção e o rápido retorno do investimento acabam estimulando as alunas a continuarem confeccionando as peças, especialmente para quem deseja garantir uma renda extra no orçamento familiar. Na opinião das participantes Ana Lúcia Costa e Jaqueline Franco, o curso realmente atende as expectativas dos participantes, deixando-os habilitados e preparados para se especializar profissionalmente na atividade.

"Aqui a gente sai preparado para produzir e ganhar dinheiro com a venda dos objetos. Mas também os cursos da Fundat são muito bons, sempre atuais e com professores pacientes e experientes no que fazem. Queremos logo começar a vender e todo o tempo livre tem servido para já montar as primeiras peças. Quem quer se distrair ou faturar um dinheiro a mais, não deve deixar de fazer", opinam.

Biscuit

Os potes ornamentados e as lindas peças artesanais confeccionadas durante a oficina de biscuit, na UQP do bairro Santos Dumont, são resultados de uma semana intensa de trabalho, realizados pelos dez participantes do curso. Utilizando a porcelana fria como matéria básica para o molde, durante as aulas eram elaborados pequenos objetos de ornamentação que, ao final, eram montados conjuntamente e aplicados em potes de vidro.

Segundo o instrutor da oficina, Wécio Bezerra, cada atividade ia progredindo em grau de dificuldade, até que os alunos pudessem montar um objeto maior e com mais detalhes. "Eram etapas que eles iam cumprindo para se familiarizar com o material e moldando do jeito que mais acham fácil. Se faziam uma flor, no outro dia era um chapéu e no outro uma pessoa, tudo seguindo em ordem de complexidade", diz Wécio, instrutor há quatro anos de cursos da Fundação.

Oferecendo uma vantajosa fonte de renda extra e um prazeroso exercício de relaxamento, a oficina de biscuit recebeu elogios dos participantes, especialmente da dona de casa Eliam Santana de Leite que não acreditava na possibilidade de elaborar peças tão bonitas. "Nem sabia que existia este talento dentro de mim. Estou muito feliz e não quero mais parar, mesmo morando no conjunto Santa Tereza já estou querendo me inscrever em mais cursos desta unidade", afirma.