Semfas realiza seminário sobre medidas socioeducativas

Família e Assistência Social
12/07/2013 14h15
Início > Notícias > Semfas realiza seminário sobre medidas socioeducativas

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realiza durante esta sexta-feira, 12, o I Seminário sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Município de Aracaju, no auditório do Ministério Público Estadual. O evento tem como objetivo discutir a temática com os profissionais e representantes do Sistema de Garantias de Direitos e a sociedade civil.  

O seminário está sendo coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Viver Legal, equipamento que executa o serviço de medidas socioeducativas em meio aberto do município de Aracaju. Sua doutrina é a proteção integral de crianças e adolescentes.

"Integrando o Sistema de Garantia de Direitos executamos o acompanhamento e atendimento de adolescentes jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto", informou a coordenadora de Proteção Social Especial da Semfas, Paula Maynard.

Segundo ela, a execução competente destes serviços exige a articulação e responsabilização diferenciada, demandando a efetiva participação dos Sistemas e políticas de educação, saúde, trabalho, previdência social, assistência social, cultura, esporte, lazer, segurança pública, entre outras.

O seminário foi aberto às 8h, com a mesa "As Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Município de Aracaju - Desafios e perspectivas", com a participação da professora doutora Karina Sposato, de representante do Secretaria Especial,de Direitos Humanos e do Creas Viver Legal.

Na manhã da próxima terça-feira, 16, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social vai estar coordenando os trabalhos para a criação do Colegiado Gestor pró Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), que será formado com representantes das secretarias municipais e Conselhos de Direitos.