Espaços de convivência e palco da vida pública e política do ambiente urbano, as praças se notabilizam por ser um espaço propicio ao lazer, atividades lúdicas, de contemplação das áreas verdes, além de estreitar o convívio social. Em Aracaju, a praça Camerino, uma das mais antigas da cidade, criada pela lei 39 de 11 de Abril de 1951, e cujo nome oficial é Silvio Romero, tornou-se um dos logradouros públicos mais conhecidos e visitados da nossa capital.
Com o objetivo de preservar este importante patrimônio histórico de Aracaju, em março deste ano, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, assinou a ordem de serviço que garantia a reurbanização do local. Com investimentos de R$1,3 milhões em recursos próprios e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha diariamente para garantir celeridade na obra.
O projeto, assinado pela arquiteta Angélica Rocha, conta ainda com espaço para caminhada com todos os requisitos de acessibilidade, iluminação, paisagismo, espaço para eventos com arquibancada e conservação da área verde com plantio de novas árvores.
A praça será a primeira da capital com dois espaços de leitura, estrutura arquitetônica que vai possibilitar a interação entre leitores por meio das caixas de troca de livros. E para garantir acessibilidade do local, haverá em todo entorno da praça e no cruzamento interno a mesma faixa em concreto polido e rampas sinalizadas com piso tátil.
Também será respeitada a atual paginação do piso e serão mantidas as pedras portuguesas na pavimentação. A estátua de Silvio Romero, que empresta seu nome ao local, será reformada. No local também haverá um busto de Francisco Camerino, herói sergipano que combateu na guerra do Paraguai, e que popularizou o nome da praça.
Andamento
Na manhã dessa sexta-feira, 12, cerca de 20 profissionais da Emurb concentraram seus trabalhos no aterramento e nivelamento do terreno, assentamentos de meio-fio, concretagem de bancos e escadas, além de dar início à pavimentação de alguns trechos com as pedras portuguesas.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, engenheiro Luiz Durval Tavares, nesses seis primeiros meses a atual gestão tem buscado dar celeridade em obras de revitalização que estejam em andamento, mas com estudos e projeções de ampliação do número de praças reurbanizadas.
"Além da Camerino, as praças Tobias Barreto, no centro, e a José Andrade Góes, na área fronteiriça entre os bairros Palestina e 18 do Forte, estão sendo reurbanizadas. Isso significa mais espaços públicos para a prática de atividades de lazer. A meta da administração municipal é alcançar todos os bairros de Aracaju", destaca o secretário.