Sejesp e Ministério do Esporte capacitam instrutores do PELC

Juventude e Esporte
12/07/2013 18h52
Início > Noticias > 55105

Mais uma importante etapa para a implantação do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) em Aracaju estará sendo consolidada na próxima semana. Entre os dias 16 e 19 de julho, instrutores selecionados para comporem o quadro do programa, irão participar do curso de capacitação para atuarem junto à comunidade. As aulas acontecerão no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos e na praça da Juventude do Conjunto Augusto Franco.

O Pelc é um programa do Ministério do Esporte que visa democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer, atuando em parceria com as administrações municipais. Em Aracaju a parceira para a execução do programa será a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), e acontecerá em dois núcleos: praça da Juventude, no Augusto Franco, e praça do conjunto Bugio.

"Serão capacitados 46 agentes sociais e quatro coordenadores de núcleo, sendo que 12 agentes e dois coordenadores iniciarão os trabalhos. Os outros profissionais irão compor o quadro de cadastro reserva. As atividades deverão começar no início do segundo semestre", explica Lívio Kleber Lima, coordenador de Lazer da Sejesp e do Pelc em Aracaju.

O módulo introdutório será ministrado pelas técnicas do Ministério do Esporte, Aniele Assis e Joelma Gomes. A partir dessa etapa a Sejesp irá começar uma nova fase do programa, que é o recrutamento da comunidade nas escolas e centros sociais. "Vamos até a comunidade para formar as turmas que participarão do programa. O Ministério já nos envio o material de apoio e agora falta pouco para vermos essa grande iniciativa acontecer", ressaltou Kleber.

Na prática, o Pelc será um conjunto de atividades esportivas, recreativas, culturais e educativas, ministradas três vezes por semana em cada núcleo. Serão oito horas de ações, divididas nos turnos da manhã e tarde, sem limites de faixa etária. O importante é oferecer ferramentas para o bem estar da população.

"Esse programa é mais uma forma que a Sejesp terá para se aproximar da comunidade. Aracaju foi uma das 10 cidades privilegiadas que recebeu o programa, e tem noção da importância que ele tem para levar até a comunidade opções gratuitas de esporte e lazer", afirmou o coordenador.