Conselho vai ao TRE para entender falha na eleição para conselheiros

Família e Assistência Social
14/07/2013 10h20
Início > Notícias > Conselho vai ao TRE para entender falha na eleição para conselheiros

Na manhã desta segunda-feira, 15, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lúcia de Santana, esteve no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar compreender porque o nome de grande número de eleitores estava fora da relação, fornecida pelo órgão eleitoral. Ela estava acompanhada da gerente da Estação Cidadania, Maria Ilza Santos, e da secretária-executiva do conselho, Catharina Menezes.

O setor de Informática do TRE encontrou três situações que podem ter causado o problema: movimentação do título pelo eleitor, com a transferência do documento para outro domicílio; movimentação do título pelo candidato - um deles não pode votar porque seu nome não estava na relação. O TRE detectou que ele fez a transferência do título para o município de Socorro, em maio deste ano.

E, a terceira situação, foi erro na geração da relação eleitoral. "Nosso objetivo em ter vindo ao TRE foi o de entender o que tinha acontecido, de fato, porque centenas de eleitores não puderam votar, fato que comprometeu o processo eleitoral" explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Lúcia de Santana.  

Às 15 horas deste último domingo, 14, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a comissão eleitoral decidiram suspender a eleição para conselheiros tutelares, pleito que havia sido iniciado às 8 horas, com o objetivo de eleger os 25 novos membros dos cinco colegiados. A suspensão ocorreu depois que foi constatado que o nome de um grande número de eleitores não constava da relação fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Nova eleição

Uma nova eleição irá ocorrer no mês de setembro, segundo informou Ana Lúcia de Santana, acrescentando que os procedimentos para isso foram iniciados nesta manhã, em conversa com o TRE, para o uso de urnas eletrônicas. "Foi-nos informado de que no dia 31 deste mês teremos a informação exata de quando poderemos dispor das urnas eletrônicas, mas nos adiantaram que isso está previsto para setembro", explicou a presidente do conselho.