EMEF Presidente Vargas: Um novo padrão de qualidade

Agência Aracaju de Notícias
15/07/2013 14h14

Implementando ainda mais os investimentos na Educação, o prefeito João Alves Filho apresentou hoje, dia 15, a Escola de Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas completamente reformada e ampliada. Considerada a mais importante EMEF com mais de 50 anos de fundação, o local estava em obras desde maio de 2012 e foi entregue à população completamente reestruturada, mas preservando a arquitetura original.

Satisfeito com o resultado da reforma e ampliação da escola, João Alves visitou as dependências do prédio e homenageou o pedagogo e suplente de vereador, Antônio Vieira Neto, mais conhecido no bairro como Tuca, dando nome ao novo auditório com capacidade para 230 pessoas. "Esse novo auditório será aberto também às famílias dos alunos, fazendo a integração dos pais com a escola. Estamos batizando esse auditório com o nome de uma figura singular que tanto fez para a população do bairro. Com esse tributo ao eterno Tuca, estamos homenageando também os professores, já que ele era pedagogo, e a classe política, por ter sido era suplente de vereador e pai do nosso queridíssimo vereador Anderson de Tuca".

"Estou muito feliz em entregar essa obra, já que há 38 anos, enquanto prefeito pela primeira vez também reformei essa mesma escola. Foi a primeira obra que entreguei à população. Desde vez, não apenas reformamos o prédio, mas também colocamos avanços em termos pedagógicos como as áreas de convivências e de lazer, proporcionando um ambiente humanizado, e  salas de aulas modernas com lousa digital", destacou o prefeito.

A EMEF agora conta com uma infraestrutura ampla e moderna abrigando 15 salas de aula, praças, auditório climatizado, refeitório com 60 lugares, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, banheiros estacionamento, sala de informática e de música. Os alunos já estarão estudando no novo prédio a partir do dia 22 deste mês.

De acordo com a secretária da Educação, Márcia Valéria, a EMEF Presidente Getúlio Vargas, já abrigou dois mil alunos e que a estrutura feita nesta escola é considerada o padrão de qualidade que a Prefeitura implantará a medida que reformar outros prédios. "Estamos entregando uma escola moderna, mas preservando o modelo arquitetônico original, o que nos possibilita preservar para o futuro a história de Aracaju. Estamos a partir daqui, implantando um novo padrão de qualidade na Educação da capital Sergipana".

Bastante emocionado com a homenagem prestada ao pai, o vereador Anderson de Tuca agradeceu ao prefeito João Alves e recordou de momentos em que presenciou Antônio Vieira servindo a comunidade do Siqueira Campos. "Presenteei meu pai com um par de sapatos. Menos de dez dias depois, um homem humilde disse que precisa de calçados. Meu pai prontamente tirou os sapatos que dei a ele e entregou ao pedinte. Me orgulho muito do pai que tive e de seus ensinamentos".

Tecnologia em benefício da Educação

João Alves aproveitou a oportunidade para falar sobre os investimentos que estão sendo feitos na Educação Municipal, como a compra de Tablets para os professores com acesso livre a internet. "Investimos num softwer, onde o professore fará a chamada pelo Tablet, que será seu novo diário de Classe. O aluno que receber falta imediatamente uma mensagem via SMS será encaminhada para o responsável comunicando que o aluno não está na escola". Disse o prefeito enfatizando que após três dias de ausências consecutivas, o conselho tutelar será acionado para que haja a verificação do porquê o aluno não está comparecendo as aulas. "Uma semana de ausência implica na comunicação ao Ministério Público", concluiu.

Jogos eletrônicos educativos

Outra ferramenta que será implantado a partir do mês de agosto, visando tornar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Aracaju o melhor do Nordeste, são os jogos eletrônicos educativos. Segundo Márcia Valéria, uma parceira firmada com uma empresa Pernambucana, responsável pela criação de um sistema educacional através de jogos no computador, possibilitará que os alunos aprendam de forma dinâmica.

"Um conjunto de fatores farão com que os alunos possam aprender de forma plena. A partir do próximo mês os alunos poderão participar de jogos eletrônicos educacionais com desafios. Eles farão isso de forma individual ou em grupo. A medida que o alunos forem avançando os níveis, eles poderão aprender a matéria que o jogo propõe", explicou a secretária.