Luiz Durval palestra sobre obras da 13 de Julho

Infraestrutura
15/07/2013 16h42

O secretário municipal da Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, realizou, nesta segunda-feira, 15, uma palestra esclarecedora sobre o projeto de defesa litorânea da Praia 13 de Julho. O estudo foi apresentado a um grupo de empresários, membros do Rotary Club Aracaju Norte.  O seu discurso foi todo voltado à exposição dos problemas da área, o real motivo da interdição e como funcionará o projeto de urbanização da praia Formosa.

"O convite do Rotary Club, sempre antenado com as ideias que afeta nossa cidade, veio de uma forma especial e não podíamos deixar de participar dessa discussão, tendo em vista que este é um assunto que necessita de explicações detalhadas. O tema é de extrema importância, tanto que, todos  aqui opinaram sobre o mesmo, tornando o encontro ainda mais informativo", afirmou o secretário.

Nomes da política e do empresariado, como um todo, estiveram no evento. A exemplo do ex-deputado federal João Fontes que de maneira clara demonstrou apoio às obras. "Esse assunto já vem sendo discutido há muito tempo e o que vê por aqui é uma ofensiva política, por parte de pessoas ligadas à oposição, que querem atrapalhar o início das obras. Não há razões para não fazê-la. É preciso pensar na qualidade e futuro dos aracajuanos. As obras devem ser iniciadas logo ou não teremos bons resultado", proferiu.

Noêmia Lima Silva, atual presidente do Rotary Club Aracaju Norte, disse que "como boa sergipana e presidente do Rotary Club Aracaju Norte, vimos a necessidade de trazer o secretário para uma explicação mais atualizada. Nada melhor que ele , que está a frente do projeto, nos falar de forma clara sobre isso.

Para a presidente, "as pessoas devem entender que isto é interesse de todos. Independente de partidos. É de suma importância que o Rotary façam discussões sobre coisas que impactam o cotidiano dos sergipanos. Alguns esclarecimentos foram prestados e é possível um novo encontro ainda mais exemplificado".

Desde o mês de maio o trânsito na região foi desviado, evitando maiores problemas da Avenida Beira-mar, área que centraliza todos os debates.  Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, Armando Brito, presente na reunião, as obras trarão uma solução a um problema que - há anos - castiga os estuários dos rios Sergipe e Poxim.

"Existe um estudo sobre a atual situação dos estuários dos rios, mas, também há um grande problema de comunicação com a Adema; que exige uma modelagem matemática. Algo totalmente inócuo", frisou Armando Brito.

De acordo com o engenheiro, "o projeto é uma obra de contenção para evitar a continuidade das ondas na mureta de proteção da Avenida Beira-mar. Isso já foi falado diversas vezes. Esta obra, na verdade, é uma obra de proteção e não de fachada. Visamos proteger a região e temos que afastar este incômodo que se tornou um grande inconveniente pra população. As sugestões e explicações de hoje serviram para fomentar ainda mais nosso desejo de agilizar o serviço. Só falta a justiça liberar".

"Uma coisa deve ser explicada a vocês e, conseqüentemente, a toda população, a Adema não pode, não deve e não tem o direito de barrar esta obra", finalizou Luiz Durval.