Guardas participam de palestra sobre Inteligência em Segurança Pública

Guarda Municipal
17/07/2013 10h31
Início > Noticias > 55146

Fábio Mangueira, gestor adjunto estadual do INFOSEG (Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização) e coordenador do DIPOL (Divisão de Inteligência e Planejamento Policial) palestrou na manhã de terça-feira, 16, para guardas municipais de Aracaju no auditório do SEST/SENAT. De forma prática e didática, Fábio demonstrou a importância do setor de inteligência para todas as corporações, inclusive a Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

"A inteligência tem um papel precípuo para todos os órgãos de Segurança Pública que trabalham com atendimento à população. A inteligência é responsável por produzir conhecimento sensível para várias direções. Tanto no campo estratégico, quanto no campo tático operacional. Inclusive para a Guarda Municipal que também atua na área de segurança no âmbito de seu município", declara Fábio.

Mais do que a obtenção e dispersão do conhecimento, a inteligência em Segurança Pública compreende o policiamento ostensivo preventivo, na salvaguarda dos estabelecimentos do município e do estado, papel realizado palas Polícias Militares e pelas Guardas Municipais, bem como na área investigativa, especificamente com a Polícia Civil.

"Na minha visão, as Guardas Municipais desempenham um papel significativo devido à sua capilaridade dentro de cada município, pois ela consegue atingir a população de forma mais próxima e pessoal do que os órgãos mais estratégicos", afirma Fábio.

De acordo com o tenente Jonatas Souza, diretor adjunto da GMA, é imprescindível que a Guarda Municipal de Aracaju tenha acesso a estruturas de inteligência, principalmente à rede INFOSEG.

"A rede INFOSEG, é uma das ferramentas mais importantes nesse contexto, haja vista que nos possibilita acessar informações restritas de forma célere em tempo real e on-line, como por exemplo mandados de prisão, processos e inquéritos. Em Aracaju, os trâmites para adesão à rede INFOSEG já estão em andamento desde o início deste ano. Ainda não concluímos o processo porque antes de se firmar o convênio a prefeitura precisar disponibilizar seus bancos de dados ao Ministério da Justiça, principalmente dados relativos ao IPTU (Imposto predial e territorial urbano)" declara o tenente.

A palestra serviu como aula inaugural para os 64 guardas municipais que estão participando do curso de habilitação para progressão na carreira.