Coroa do Meio recebe nova unidade da Fundat

Formação para o Trabalho
18/07/2013 10h53
Início > Notícias > Coroa do Meio recebe nova unidade da Fundat

Cursos de capacitação profissional e projetos do setor de empreendedorismo estarão mais próximos da comunidade do bairro Coroa do Meio, concentrada ao entorno da Maré do Apicum. A Unidade de Qualificação e Produção da Fundat (Fundação Municipal de Formação para o Trabalho) Cléia Maria Brandão - órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas) - foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, 18, durante solenidade que reuniu autoridades políticas, gestores municipais, profissionais da imprensa, servidores e representantes da comunidade.

Localizada na região da Avenida Antônio Góis, mais conhecida como Avenida Perimetral, a unidade recém-inaugurada receberá os cursos de qualificação profissional voltadas ao eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, além de projetos de empreendedorismo da área de artesanato e reciclagem ambiental. Durante a solenidade de descerramento da placa, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, explicou quais as principais ações já planejadas para o espaço a partir do próximo mês.

 "Estamos formatando a abertura de cursos focados para a área de serviços e turismo, como o de camareira e recepcionista em meio de hospedagem, além de agente de limpeza. Em agosto, a intenção é que estas turmas já estejam abertas e novamente contaremos com a participação do Senac como nosso parceiro na execução", afirma Gláucia, acrescentando que já se realiza nova pactuação com a entidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para cursos de qualificação dirigidos a pescadores e marisqueiros.

A secretária municipal de Assistência Social e da Família, Selma Mesquita, esteve presente na solenidade e enalteceu a importância da abertura de mais um espaço de profissionalização para a população. "A comunidade só tem a ganhar com mais um local de estímulo à capacitação profissional. E resultados assim, nos deixam muito felizes e satisfeitos. O prefeito João Alves tem enorme prazer em oportunizar condições de incentivo profissional ao cidadão, que contribuam para o crescimento econômico local e uma nova realidade social. Com certeza, ele está muito grato pelo apoio e sempre estará atuando em benefício do desenvolvimento social", enfatiza a secretária.

Atividades

Além do setor de inclusão produtiva, a UQP também abrigará atividades da área de empreendedorismo, como oficinas de artesanato ministradas por instrutores do projeto Reciclart vinculada à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A formatação dos cursos e a preparação das turmas já começam a ser desenvolvidas, com previsão de início das aulas a partir do mês de agosto.

"Inicialmente, serão oferecidas oficinas de reciclagem, teatro de bonecos e instrumentos de percussão de material reciclado. Depois, o objetivo é estender para a realização de oficinas sobre confecção de peças e móveis de origem reciclada. Tudo isso é uma forma de dar o primeiro incentivo para o cidadão conquistar novas fontes de renda que incrementem o orçamento familiar", ressalta o coordenador do projeto Reciclart da Emsurb, Murilo Alves.

A diretora de formação profissional da Fundat, Maria do Socorro Melo, avalia que um dos grandes méritos da UQP Cléia Brandão é ser destinada à qualificação do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, o que completaria o quadro de formações profissionais disponibilizadas pela Fundação. "Para aqueles que se interessam pela área, seria uma boa oportunidade de se especializar e entrar mais seguros para o mercado de trabalho. Essa nova vertente vem abrilhantar o número de capacitações já oferecidas e movimentar as perspectivas de contratação qualificada para as empresas locais", diz.

Na visão do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Sergipe, Paulo do Eirado, o direcionamento da unidade para cursos do setor turístico foi uma excelente ideia, especialmente pela região da Coroa do Meio concentrar um grande número de estabelecimentos comerciais voltados para esta área econômica.

 "A grande cadeia de hotéis, bares e outros serviços desta zona vão receber com muito prazer esta nova leva de profissionais capacitados, para o cumprimento de funções ligadas ao atendimento do turista de fora do Estado e até visitante local. Como parceiro do projeto, o Senac trabalhará de forma intensa para estar presente no incentivo à qualificação profissional, considerada ainda a principal via de acesso a novas oportunidades de vaga no mercado. Engana-se quem acha que primeiro é preciso trabalhar e depois se qualificar, hoje, cada vez mais, é primordialmente exigido a especialização do trabalhador que será o diferencial para a sua entrada e até ascensão na sua carreira", afirma.

Cléia Brandão

Em vida, Cléia Brandão muito trabalhou em prol das famílias mais necessitadas da região da Coroa do Meio e Atalaia com diversas ações, mas aquela que merece destaque é a preocupação da homenageada com a saúde das pessoas mais carentes. Não media esforços para levar os mais necessitados aos postos de saúde, reivindicar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o tratamento médico.

Mão de seis filhos, sendo quatro deles adotados de famílias carentes, ela se preocupava com a educação dos jovens e com seu futuro, sempre os estimulando, principalmente aos menos favorecidos e aqueles em situação de vulnerabilidade social, a estudarem para terem uma profissão e ficarem distantes do caminho da marginalidade.

O filho da homenageada, Carlos Alexander, esteve na cerimônia de inauguração e ficou emocionado com a grata lembrança oferecida em memória da sua mãe. "Ainda estou surpreso com toda esta situação e fico bastante feliz por todo este reconhecimento. Onde quer que ela esteja, sei que minha está feliz e agora este local vai dar continuidade ao seu espirito de ajuda e solidariedade ao próximo", fala bastante comovido Alexander, acompanhado na solenidade de suas irmãs e primos.