A avenida Paulo VI, localizada no bairro Inácio Barbosa, está sendo ampliada para comportar a obra de construção do Complexo Viário, que beneficiará quem mora no local e trafega pela região. Para isso, algumas medidas foram necessárias, como por exemplo, a redução das calçadas existentes ao longo da via. Parte da avenida já foi alargada e pavimentada, faltando apenas o trecho que dá acesso à avenida Tancredo Neves.
Em virtude das constantes chuvas que caem em Aracaju nos últimos meses e, sobretudo, para não causar maiores desconfortos para moradores e transeuntes, a Emurb concluirá a ampliação total da avenida após o período de incidência pluviométrica. Pareceres técnicos apontam que, com as chuvas, os trabalhos ficariam comprometidos e futuramente poderiam causar muito mais transtornos aos aracajuanos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, engenheiro Luiz Durval Tavares, além de reconhecer a importância da obra para Aracaju, a atual gestão trabalha para acelerar o andamento. "Nesses primeiros seis meses temos buscado dar celeridade a todas as obras, mas não podemos atropelar o cronograma e fazê-las sem os devidos pareceres técnicos. No caso da Paulo VI, pedimos a paciência e a colaboração da comunidade para que, assim que as condições climáticas permitirem a conclusão, possamos executá-la", explica o secretário.
O projeto
O complexo viário da Tancredo Neves irá consolidar as políticas de mobilidade urbana com acessibilidade e inclusão, além de garantir vias públicas urbanizadas e ampliar a infraestrurura da cidade. Orçada em cerca de R$ 26,8 milhões, o projeto é uma parceria da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Considerado um dos mais importantes projetos arquitetônicos e urbanísticos realizados pela administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o investimento compreende, além da construção do viaduto, a ampliação da rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica, iluminação e um novo corredor de transporte ligando o Centro à Zona Sul da capital.