O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, participou, nesta sexta-feira, 19, da aula inaugural dos cursos do Pronatec Copa, realizado pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). O curso, em sua primeira fase, vai beneficiar diretamente 200 pessoas em diversas áreas ligadas à atividade turística.
Os cursos visam preparar os aracajuanos para o mercado do turismo, que deve ter um significativo aumento com a realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Salvador. Para o prefeito João Alves Filho, investir no turismo é garantir a geração de emprego e renda para a população.
"Tenho motivos para estar especialmente feliz com este momento, porque essa atividade envolve turismo, que é uma área da qual fui precursor em nosso estado. Construí o primeiro hotel quatro estrelas de Aracaju, quando ainda nem era político, por isso conheço o turismo como empresário e como homem público, e posso assegurar que é a atividade que mais gera emprego hoje", afirma.
Geração de emprego
Durante a aula inaugural, o prefeito também ressaltou as ações que a Prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo para qualificar a população. "De um lado temos um grande número de pessoas que querem emprego. De outro lado, há um número grande de vagas sem preenchimento. O que falta é capacitação", afirma.
A solução para isso, segundo o prefeito, vem sendo alvo de constantes investimentos da atual administração. "Demos uma outra cara à Fundat. Durante todo o ano de 2012, cerca de duas mil pessoas concluíram os cursos ofertados. Este ano, em apenas seis meses, já capacitamos 2.500, e até o fim do ano serão 10 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Até o fim da gestão, quero capacitar 50 mil jovens", garante João Alves Filho.
Outra forma de gerar empregos que vem sendo adotada pela Prefeitura é através do relacionamento entre a administração municipal e o setor privado. "Enquanto prefeito, tenho obrigação de gerar empregos através do incentivo à rede privada. É o caso do trabalho que realizamos com AlmaViva, trazida pelo governador Marcelo Déda. Demos todo o apoio à empresa, e capacitamos cerca de quatro mil pessoas, que já estão trabalhando", destaca.
Sistema S
No Pronatec Copa serão realizados cursos para funções que lidam diretamente com o turista, como camareira, recepcionista, garçom, entre outras. As aulas vão acontecer em parceria com o Senac que, para João Alves, vem se mostrando um importante parceiro do poder público.
"A presidente Dilma Rousseff teve uma visão estadista, parou de brigar com o Sistema S, como faziam os outros presidentes, e o agregou como aliado, criando o Pronatec. Com isso, a experiência e know-how do Sistema S em capacitação e qualificação profissional está sendo aproveitada de forma bastante positiva", disse o prefeito.
Para a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, a expectativa é de que o programa seja muito bem sucedido. "O Pronatec Copa que foi lançado pela Prefeitura de Aracaju se revestirá, perante o Ministério do Turismo, de pleno êxito. O prefeito não mediu esforços para a execução dessa iniciativa, que irá beneficiar tantas pessoas. Nosso objetivo não é oferecer apenas formação profissional, mas oferecer capacitação para quem mais precisa".