PMA inicia execução da coleta seletiva no conjunto Augusto Franco

Serviços Urbanos
22/07/2013 17h53
Início > Noticias > 55184

Na manhã desta segunda-feira, 22, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da parceria entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), deu início ao programa de coleta seletiva no Conjunto Augusto Franco, recentemente inserido no projeto que atende 22 localidades da capital. Todo o material recolhido no conjunto será destinado ao Centro de Triagem no bairro 17 de Março, onde funciona a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), formada por ex-catadores do antigo lixão do Santa Maria.

No primeiro momento, técnicos da Emsurb e da Sema recepcionaram os 11 catadores da Coores que irão atuar na localidade e repassaram algumas orientações a respeito da ação. No Augusto Franco, a coleta domiciliar de lixo acontece todas as terças, quintas e sábados. Os dias de segunda-feira serão dedicados à coleta seletiva.

"Consideramos este dia um marco para o projeto, já que estamos iniciando uma nova etapa do programa de coleta seletiva da capital. A partir de uma ação conjunta com a Sema e os agentes ambientais, começamos a realizar um trabalho de conscientização no conjunto para que a região se preparasse para receber o programa e tivemos um retorno positivo. Hoje, os catadores terão seu primeiro contato com os moradores ao recolher o material reciclado separados por eles e acreditamos que a prática permitirá o início de uma grande parceria entre a PMA e a comunidade", explica o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam.

A assessora técnica da Emsurb Trícia Dantas comentou da importância dos catadores criarem um vínculo com os moradores. "Os catadores estão uniformizados e receberam toda a estrutura para atuar com qualidade na região. Os agentes ambientais estão auxiliando os catadores e reforçamos também a importância deles criarem um vínculo com os moradores, pois ao adquirir a confiança da comunidade poderão obter mais resultados", disse.

Marilene Alves que é catadora há mais de 15 anos compartilhou a sua expectativa em relação ao novo trabalho. "Eu e meus colegas estamos animados por começar este trabalho no conjunto e acreditamos que faremos o recolhimento de uma grande quantidade de material reciclado", frisou.

A síndica do condomínio Vale do Japaratuba, Rose Perete, destacou sobre a inserção do conjunto no programa e do trabalho de conscientização desenvolvido aos moradores. "Recebemos há uma semana a visita de técnicos da Emsurb e de agentes ambientais, que de forma didática foram aos apartamentos informar sobre a coleta seletiva que seria iniciada no conjunto, e do quanto seria válido a participação de todos. Além disso, estamos envolvendo também os auxiliares de limpeza do condomínio para contribuir com a separação do lixo", afirmou.

Os onze catadores que atuam no conjunto desenvolvem o trabalho de recolhimento de material reciclado com o apoio de carrinhos coletores e sacolas conhecidas como ‘bags', disponibilizados pela Coores. Um ponto de apoio do projeto foi montado no início da Avenida Canal 5, facilitando também o recolhimento dos resíduos em um local fixo.

Limpeza

Atrelado a esta iniciativa a Gerência de Limpeza Urbana da Emsurb (Gerlu) desenvolveu durante todo o dia na Avenida Canal 5 (área escolhida para a inserção da coleta seletiva) serviços de varrição, capinação, roçagem e pintura de meio-fio com o auxílio de 72 agentes de limpeza.