Prefeitura trabalha para minimizar efeitos das chuvas

Infraestrutura
25/07/2013 16h20

Em virtude das fortes chuvas que atingiram a capital sergipana nas últimas horas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), mobilizou equipes de desobstrução da rede de drenagem a fim de facilitar o escoamento das águas pluviais.

Dados oficiais confirmam que caiu em Aracaju, entre a noite de quarta-feira e início da manhã desta quinta-feira, 25, uma média pluviométrica de aproximadamente 80 milímetros, quantidade que já ultrapassa a média mensal esperada. A maré alta, fenômeno comum em período de lua cheia, é outro fator que tem dificultado o escoamento, provocando assim focos de alagamentos em alguns bairros de Aracaju.  

Desde as primeiras horas da manhã, sete equipes da Emurb, que soma quase 40 profissionais, intensificaram ações de combate e prevenção a alagamentos. O trabalho foi realizado em diversas áreas da capital a partir de estudos que apontavam os pontos mais críticos. Também foi montada uma estrutura que contou com vários técnicos da empresa, além de máquinas e equipamentos.

Trabalho simultâneo

As equipes estão atuando em vários pontos da capital. Vias importantes tiveram ações realizadas, a exemplo das ruas Itabaiana e Santa Terezinha, e das avenidas Simeão Sobral, João Ribeiro, Francisco Porto, Oceânica e Beira Mar. Os locais foram definidos já nas primeiras horas do dia, priorizando as vias com maior tráfego de veículos e com maior lâmina d'água acumulada.

Apelo

De acordo com Luiz Durval Tavares, secretário de Infraestrutura, a administração municipal tem tomado todas as medidas para desobstruir a rede de drenagem e normalizar o trânsito, e faz um apelo: "O trabalho da Prefeitura tem sido realizado com bastante afinco. Agora, fazemos um apelo ao povo de Aracaju para ser mais cuidadoso e não jogue lixo em nas ruas, pois isso também provoca a obstrução da rede", alerta o secretário.