Aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEMARH) a reunião sobre orientações no processo de escolha do livro didático. Estiveram presentes os coordenadores pedagógicos das 22 escolas da rede municipal de Aracaju que atendem o ensino fundamental.
Participaram também do encontro a palestrante professora Fátima Oliveira Santos, o professor Givaldo Rocha, coordenador do ensino fundamental anos finais, Laura Kummer, diretora do Departamento de Educação Básica (DEBA ) e Raimunda de Cássia, técnica do ensino fundamental anos finais.
A pauta da reunião foi informar os procedimentos para a escolha do livro didático das disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), a parte operacional do programa e as diretrizes pedagógicas que norteiam a escolha do livro didático, como a consonância com os projetos pedagógicos das escolas e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
"O livro é mais um recurso do processo em si da aprendizagem", observa a professora Fátima Oliveira. O prazo para a efetivação da escolha é 02 a 12 de agosto pelo endereço eletrônico www.fnde.gov.br
Programa Nacional do Livro Didático
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1929.
Ao longo desses 80 anos, o programa foi aperfeiçoado e teve diferentes nomes e formas de execução. Atualmente, o PNLD é voltado à educação básica brasileira, tendo como única exceção os alunos da educação infantil.