A comissão organizadora da 3ª Conferência Municipal de Cultura de Aracaju realiza na segunda-feira, 29, a última reunião para acertar os detalhes do evento, que acontece dia 31, no auditório da Sociedade Semear. O encontro acontecerá na sede da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), às 17h30.
A conferência deste ano debaterá "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". As inscrições serão feitas no próprio local, a partir das 7h30. A abertura oficial ocorrerá às 8h30, seguida da palestra "O Sistema Municipal de Cultura de Laranjeiras: Uma experiência", que será proferida pelo secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes. O palestrante é também presidente do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipal de Cultura de Sergipe e vice-presidente do Fórum Nacional de Culturas das Capitais e Regiões Metropolitanas.
A expectativa da comissão organizadora, coordenada pela secretária adjunta de Cultura, Aglaé Fontes, é de que a conferência reúna cerca de 250 participantes, entre estudantes, pessoas ligadas à cultura e representantes dos diversos segmentos culturais.
Comissão
A comissão organizadora é formada por Ivo Adinil, representante de artes cênicas; Wellington Rodrigues, de artes visuais; Joseane Brandão, do Iphan; além de Janaína Couvo, Paulo Corrêa e Marcos Paulo, da Funcaju.
Programação
A 3ª Conferência Municipal de Cultura de Aracaju será dividida em duas etapas: a manhã será dedicada às palestras, e a tarde aos grupos de trabalho. Na parte da manhã também será feita a leitura e a aprovação do Regimento da conferência e apresentação dos grupos de trabalhos (Grupo 1: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Grupo 2: Produção Simbólica e Dimensidade Cultural, Grupo 3: Cidadania e Direitos Culturais, Gupo 4: Cultura como Desenvolvimento Sustentável) . Já à tarde, haverá reunião dos grupos de trabalho, encerrando o evento com a plenária geral para aprovação das definições discutidas nos grupos e eleição dos delegados para a Conferência Estadual.