A secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, prestigiou a realização do curso de atualização sobre Leishmaniose Visceral (Calazar) para agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que foi encerrado na manhã desta sexta-feira, 26, no Centro de Educação Permanente em Saúde, localizado no bairro Ponto Novo.
A atualização contou com especialistas em Leishmaniose, técnicos e veterinários da SMS, além de agentes da Polícia Civil e Secretaria Municipal do Meio Ambiente para palestrar sobre temas como Calazar, a legislação e direito dos animais e comportamento de cães.
Na oportunidade, Goretti Reis dialogou com os agentes do CCZ e reforçou que a gestão planeja aproveitar ao máximo a colaboração deles para combater as zoonoses, orientando a população e protegendo a saúde das pessoas e dos bichos.
"Continuamos empenhados nas ações de combate e controle da Leishmaniose. Estive recentemente na própria sede do Ministério da Saúde para cobrar mais recursos e a disponibilização de vacinas contra Leishmaniose, uma imunização que infelizmente ainda não é fornecida pelo Governo Federal através do Ministério, embora estudos demonstrem sua eficácia para prevenir a doença em cães", afirmou a secretária.
A secretária destacou que está empenhada na busca por soluções para problemas que o CCZ enfrenta como o canil interditado pela Justiça e o prédio sede que foi entregue pela gestão passada com estrutura depredada e situado em um terreno que não pertence ao município o que inviabiliza soluções imediatas.
"Mesmos assim, nenhum servidor do CCZ vai ficar ocioso enquanto essas questões não são solucionadas, pois as demais atividades do centro continuam acontecendo. Estão acontecendo semanalmente atividades nas ruas como ações educativas para população, a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial de cães e animais contaminados, colocação de armadilhas nos bairros para captura e identificação do mosquito transmissor e aplicação de inseticida em locais estratégicos", informa Goretti.
A secretária também enfatizou que o município conta com um quadro de profissionais qualificados que têm no currículo experiências como atuação junto a órgãos importantes na história da saúde pública no Brasil, a exemplo da antiga SUCAM - Superintendências de Campanhas de Saúde Pública.
Encerramento
Após a fala da secretária, o evento foi encerado com palestras desenvolvidas pelo veterinário Gilberto França que atua no CCZ e pelo adestrador de cães do Departamento de Narcóticos Anônimos da Policia Civil da Maurício Romeiros .
A coordenadora do CCZ, Roseane Campos, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Ana Angélia Costa, ainda discorreram sobre o panorama geral da doença e a adoção de Protocolos e termos do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral em Aracaju.