Semict discute Turismo durante encontro entre UFS e UFAL

Turismo - SETUR
29/07/2013 17h25
Início > Noticias > 55244

O secretário adjunto da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, esteve presente na última sexta-feira, 26, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), para o encontro entre docentes e discentes do curso de Turismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e UFS. O encontro teve como objetivo discutir as políticas públicas de Turismo para a cidade de Aracaju e para o Estado de Sergipe.

A mesa-redonda foi coordenada pela professora do Curso de Turismo/UFAL, Silvana Pirillo Ramos, e teve como expositores, além do secretário adjunto Fábio Andrade, o secretário Executivo do Fórum Estadual de Turismo e Coordenador Geral do PRODETUR em Sergipe, Joab Almeida Silva. Fábio Andrade ressaltou alguns projetos da atual gestão, entre eles a Orlinha da Coroa do Meio, a criação de um edifício garagem nas proximidades do mercado, intervenções na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, e o apoio à realização de grandes eventos para equilibrar os efeitos da sazonalidade na baixa temporada.

Já o representante do PRODETUR apresentou algumas estratégias delineadas pelo Estado para ampliar a permanência de turistas em Sergipe, que incluem a melhoria da acessibilidade entre os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, com ênfase na Costa dos Coqueirais; foco na segmentação turística; e destinação de aproximadamente US$ 100 milhões oriundos do Prodetur que serão alocados, entre outros setores, em infraestrutura e marketing. Ressaltou alguns desafios que se impõem ao turismo no Estado, entre eles a definição da identidade do turismo de Sergipe, a distribuição do fluxo turístico para o interior e a diversificação da oferta turística.

Para o Secretário Adjunto da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, o encontro foi proveitoso e de grande valia.

"Vejo o encontro como um mecanismo prático, objetivo e preciso na construção de um turismo que desejamos ter. Reunir-se com estes jovens, que logo mais estarão no mercado, é importante e proveitoso porque é através destas discussões que surgem ideias, propostas e segmentos, para que se possa viabilizar políticas públicas mais coerentes e produtivas e eficazes para fomentar ainda mais o turismo com responsabilidade pública e social", disse Fábio Andrade.

Também participaram do encontro Cristiane Alcântara, coordenadora do curso de Turismo da UFS, e o professores da mesma instituição Fabiana Maia, Rosana Eduardo, Lillian Mesquita, Laura Calazans, além dos participantes da UFAL: Daniella Pereira, Marcos Campos (coordenador do curso de Turismo), Silvana Pirillo Ramos, Cleidijane Siqueira, Camila Valentino.