Fundat participa de aula inaugural do Pronatec Sest/Senat

Formação para o Trabalho
30/07/2013 18h19

A primeira turma de qualificação formalizada através da parceria Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência e Social (Semfas), e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) iniciou suas aulas na tarde desta segunda-feira, 29, no complexo de capacitação do próprio Sest/Senat.

Os alunos, que serão instruídos para o cargo de recepcionista, contarão com a experiência pedagógica do corpo docente do Sest/Senat, por meio dos recursos disponíveis pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal para dar melhores condições no setor de inclusão produtiva e qualificação profissional no país.

A coordenadora da diretoria de formação profissional (Dirfop), Kátia Farias, acompanhada da técnica interlocutora Pronatec/Fundat, Eliscleide Barreto, forneceram esclarecimentos iniciais aos alunos, mostrando o potencial dos cursos de capacitação e como eles facilitam a busca por uma nova colocação no mercado de trabalho.

"A profissionalização é um elemento importante para alavancarmos uma nova posição no mercado de trabalho. E quando contamos com o nível de formação de instituições como o Sest/Senat, é possível dar um salto no resultado da etapa de qualificação, justamente pela sua excelência na experiência técnica, profissional e pedagógica", avalia Kátia, ainda desejando boas-vindas às participantes e reforçando o intuito da Fundat em promover uma nova perspectiva de empregabilidade à população.

A diretora do Sest/Senat, Danielle Rodrigues Queiroz, agradeceu a parceria da Fundat com a instituição e reforçou o interesse no desenvolvimento de um trabalho voltado para a criação de uma mão-de-obra especializada e qualificada. "Estamos contente com esta parceira e vislumbramos um trabalho produtivo. A Fundat foi parceira indispensável, especialmente por ajudar na divulgação dos cursos e ser a responsável em convocar e intermediar o contato da instituição com a comunidade", explica.

Qualificação

O curso de recepcionista contempla 160 horas de conteúdo programático, sendo que as aulas iniciam no dia 18 de agosto e com previsão de término para 04 de outubro. O eixo de aprendizagem é na área de gestão e negócios e, dentre outras competências, a recepcionista tem a função de prestar um atendimento eficaz e de qualidade aos clientes, além de tirar informações e recepcionar diferentes públicos por meio de diversos canais de comunicação.