Quando o assunto é esporte, os sergipanos andam tendo motivos para comemorar. E no hall de sucessos deste ano, mais uma conquista endossa o coro de vitória. Com o apoio da Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp), a escolinha de futebol Bola na Rede conquistou o 1º lugar na 9ª Copa de Futebol, realizada entre os dias 22 e 27 de julho, em Itacarambi, Minas Gerais.
Com 33 atletas em campo, a Bola na Rede competiu com escolinhas de diversas partes do país e se consagrou vencedora na categoria Sub 13. Com mais de três décadas de existência, a escola sergipana, que é dirigida por Dorgival Alves, já coleciona grandes títulos em seu currículo, como o primeiro lugar na Copa da Juventude, realizada em 2012 no Espírito Santo, e o título de Campeã Sergipana, também no ano passado.
Para Christian Bertoia, treinador da escolinha, a recente vitória tem um significado importante para a trajetória do grupo. "Foi uma experiência incrível porque o nível da competição é muito alto e nosso desempenho foi extremamente satisfatório", disse. E mesmo com a importante conquista, eles não querem saber de parar. "Continuamos a treinar quatro vezes por semana e a focar no nosso maior objetivo, que é criar atletas-cidadãos e pessoas que, mesmo que não se tornem esportistas futuramente, possam permanecer disciplinadas o suficiente para conquistar outros objetivos em novas áreas", fala.
E nessa função, a Bola na Rede conta com um parceiro especial. A Sejesp, que apóia a escolinha há quatro meses, se mostra atuante no processo de desenvolvimento e formação dos jovens atletas. "O incentivo que nós recebemos da Secretaria da Juventude e do Esporte é fundamental. A disponibilização de campos, de material esportivo e até de staff é essencial para o nosso dia-a-dia. Sem falar na relação de proximidade entre as escolinhas locais que foram criadas a partir deste contato", conta Bertoia.
Carlos Eloy, Secretário da Juventude e do Esporte, se mostra satisfeito em observar o crescimento da equipe. "As escolinhas de futebol que trabalham de forma séria, nada mais são que uma extensão da vida escolar e familiar desses garotos. Elas educam e moldam o caráter desses jovens através do esporte. Por isso que a Sejesp sempre faz o possível para apoiar essas fábricas de talentos que são as escolinhas", assegurou.