Os fantoches da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) entraram em cena novamente para combater a violência, só que desta vez com um novo pano de fundo: o trânsito. As personagens mostraram a história de uma família vítima de um acidente automobilístico provocado pela combinação ilegal e perigosa de álcool e excesso de velocidade, com o objetivo de alertar representantes de escolas particulares do estado para a importância de trabalhar a conscientização para o trânsito já nos primeiros anos de estudos.
A apresentação da GMA ocorreu no encontro promovido na terça, 30, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) com membros da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen-se). "Recebemos o convite da SMTT para apresentar assuntos que envolvessem a temática Mobilidade Urbana de forma lúdica. Preparamos a nossa equipe de teatro de fantoches do projeto Guarda Cidadã para mostrar como podemos combater a violência e os problemas do trânsito através de mensagens simples e divertidas", relatou a guarda municipal (GM) Sabrina Smith, coordenadora do projeto.
Antes da performance dos bonecos, a GM Sabrina expôs para o público que o Guarda Cidadã é um braço do Programa Anjos Azuis, encabeçado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que visa trabalhar a prevenção e o combate à violência e ao consumo de drogas junto à comunidade escolar, através de atividades extracurriculares e práticas sociopedagógicas.
"O Guarda Cidadã é voltado para o público infantil das escolas municipais de até 12 anos. Além de exibições teatrais, trabalhamos com oficinas de higiene bucal e de relações interpessoais e com palestras de combate ao uso de entorpecentes. Outro ponto que o projeto abarca é a apresentação institucional da GMA, através da exposição dos nossos fardamentos, equipamentos de trabalho, entre outros instrumentos com o objetivo de aproximar a Guarda do nosso público", detalhou Sabrina.
Público
A plateia de adultos assistiu atenta a apresentação, que arrancou gargalhadas e momentos de reflexão do público. "Foi fantástica a peça, a Guarda está de parabéns pelo trabalho. Fizemos este primeiro convite, mas haverá novas ocasiões para mostrarmos este trabalho que é fundamental, tanto para as escolas como para toda sociedade", frisou o diretor de Transporte Público da SMTT, coronel Péricles Menezes.
"Achei excelente a apresentação e o caminho para conscientização é esse que a Guarda está trilhando, porque é dessa forma que se atrai os jovens, com uma linguagem de fácil compreensão e lúdica. É trabalhando a consciência da juventude que podemos mudar o futuro", disse o presidente da Fenen-se José Joaquim Macedo, demonstrando o interesse em convidar o grupo para apresentações em escolas particulares.
O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão destacou que toda a performance exibida foi resultado do empenho voluntário da equipe do projeto. "Eles trabalham por conta própria, dedicando-se na produção dos fantoches, bem como das peças, com o intuito de levar essa forma alternativa de combate à violência. Tudo isso faz parte da nova política da Semdec, que vai além da repressão para reduzir os índices de violência na capital, atuando de forma proativa na sociedade", finalizou.
Presenças e Apoio
Além de representantes das escolas particulares e do diretor da GMA, estiveram no evento a Secretária de Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, e o superintendente de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe.
Para esta apresentação, o projeto Guarda Cidadã recebeu o apoio do empresário Paulo Silveira, da Apple Confecções.