Estão sendo feitos estudos em avenidas onde poderão ser construídos os corredores para a implantação do sistema de transporte público com o BRT [Bus Rapid Transit] e demais vias em que o binário será viável. Nesta etapa, dados levantados pela SMTT e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), juntamente com a previsão de obras habitacionais nas regiões levantadas, são fatores influenciadores para dar o encaminhamento ao projeto.
Para tanto, o grupo de arquitetos já esteve nas principais ruas do Centro e Siqueira Campos, avenidas de extensão contínua, como as avenidas Augusto Franco, Heráclito Rollemberg Leite, Beira Mar, Barão de Maruim e Hermes Fontes. De acordo com o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, com as participações anteriores da equipe associada ao arquiteto Jaime Lerner, a atual visita à cidade possui um cunho mais específico para os trabalhos urbanísticos da cidade.
“Os profissionais realizaram estudos com as vindas anteriores e conseguiram detectar as possíveis vias que podem adquirir a característica de binárias ou ter estrutura para implantar os corredores”, coloca o diretor Navarro.
Atuação
O engenheiro Alan Cannell reforça que a fase atual é de pesquisa de transportes e trânsito “visando esclarecer algumas dúvidas em relação aos próprios projetos existentes na Prefeitura. Existe na cidade de Aracaju, como em outros lugares, a necessidade de promover melhorias operacionais no sistema integrado de ônibus, especificamente. Essas melhorias de prioridade coletiva são um upgrade necessário para o controle e operação do sistema viário com foco operacional em nível de segurança”.
Para o também engenheiro da equipe de Jaime Lerner, André Fialho, as primeiras etapas do trabalho são referentes ao levantamento de informações para preparar e subsidiar as pesquisas. “Aproveitaremos os dados que a Prefeitura já tem, sem eliminar a necessidade de rodar a cidade”, complementa Fialho.