Fundat e Elese certificam turmas de libras e informática

Formação para o Trabalho
05/08/2013 14h20
Início > Noticias > 55295

A proveitosa parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e a Escola Legislativa de Sergipe (Elese) obteve seus primeiros resultados na última sexta-feira, 2, com a formatura dos alunos dos cursos de libras e informática básica. Disponibilizando a equipe pedagógica e o conteúdo programático, a Fundat já é uma antiga parceira da Elese, mas atualmente vem estreitando o contato com a instituição, com o objetivo de difundir a política social da geração de emprego e renda, considerada uma das principais áreas de atenção da gestão do prefeito João Alves.

 Na formatura de encerramento, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, parabenizou o corpo discente pelo cumprimento da etapa de formação e reiterou o compromisso da Fundat em proporcionar uma política de ação social voltada à inclusão através da oportunidade de novas formas de ocupação e geração de renda. "Como órgão integrante da Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), a Fundat se direciona ao desenvolvimento de ações voltadas à transformação do cenário social, a partir do estímulo a novas fontes de renda familiar ou da oportunidade de especialização no campo profissional", explica.

Em seu discurso, Gláucia ainda apresentou o conjunto de ações realizadas pela Fundat no primeiro semestre e o planejamento para os próximos meses. "Nossas ações já tiveram um primoroso alcance neste primeiro semestre, com a  oferta de cinco mil vagas de cursos em diversas áreas de conhecimento, além do encaminhamento de mais de quatro mil pessoas para empresas locais. Para os próximos meses, estamos em processo de licitação de reforma de nossas unidades abertas, sem contar no fortalecimento de parcerias com instituições locais que tenham interesse na realização de atividades de capacitação de novos trabalhadores", afirma.

Atendendo a um pedido dos alunos e funcionários da Escola Legislativa, a presidente da Fundat assegurou a continuidade do módulo de aprendizagem do curso de libras, a partir da oferta do nível intermediário para os alunos concludentes do nível básico. O anúncio do pedido foi comemorado pelos alunos e dirigentes da instituição, especialmente pela diretora da Elese, Maria do Socorro Castro, que agradeceu a Fundat pela sólida parceria e apoio incondicional no setor de qualificação.

"Ao assumir a pasta de diretoria da Elese há apenas dois meses, eu fiquei bastante grata ao encontrar a Fundat como parceiro, pois já conheço a seriedade e respaldo da Fundação para a oferta de cursos profissionalizantes. Esperamos estreitar ainda mais esta parceria e dar continuidade no processo de formação de mais turmas, contribuindo para uma nova perspectiva no quadro de trabalhadores qualificados do mercado local", explica a diretora da Elese.

Para coordenador pedagógico da Elese, Otávio Augusto Reis, o resultado alcançado na primeira parceria desse ano entre Fundat e Elese será o ponto de partida para o desenvolvimento de novas atividades no setor de qualificação profissional.  "A ideia é dar continuidade ao processo de formação, mas agora envolvendo ações educativas na área da pós-graduação para os servidores municipais e estaduais. A intenção também é concretizar  um programa de estágio para o aprendiz menor, com meta de que ele seja implementado ainda este ano", explica.

 

Trabalho social

A solenidade de formatura, realizada no auditório da Escola Legislativa, foi marcada por homenagens e vídeos comemorativos realizados pelos alunos e professores. Além das vibrantes apresentações musicais realizadas pelo coral da Alese com as canções "Como uma onda no mar, "Esperando na Janela" e "Eu só quero um xodó", o público ainda foi agraciado com a surpreendente interpretação da música "Carinhoso" feita em linguagem de sinais pelos formandos do curso de libras.

Durante o agradecimento final, a professora do curso de libras, Débora Diniz, fez questão de ressaltar a importância do trabalho social desenvolvido pela Fundat, ainda mais na oferta de cursos direcionados à inclusão de pessoas com deficiência no âmbito social.

"Mesmo o curso sendo direcionado aos ouvintes, ou seja, pessoas com plena capacidade auditiva, ainda é válido a iniciativa da Fundat em contribuir na formação de mais cidadãos dispostos ao entendimento da linguagem de sinais, ajudando no processo de inclusão e acessibilidade dos deficientes auditivos na sociedade. Ainda é uma questão importante romper as barreiras da comunicação entre ouvintes e surdos, e iniciativas como essas já ajudam a mudar uma dura realidade vivenciada no cotidiano das pessoas com deficiência", diz Débora.

Para os alunos, a experiência e os resultados obtidos ao término do curso foram bastante comemorados, inclusive pela aplicabilidade das áreas de formação nos seus setores de trabalho. Como é o caso da funcionária pública Ana Paula Santos, que trabalha como recepcionista e sentiu a necessidade de conhecer as noções básicas da linguagem de sinais. "Com certeza, o curso me ajudará a suprir a minha deficiência de comunicação e será bem aplicado na minha rotina profissional", avalia.

Já na avaliação da concludente em informática básica, Rosemere Carneiro, o curso de informática ajudou a superar sua dificuldade no manuseio do computador, que será ferramenta indispensável no seu ambiente de trabalho. "Fiz um curso há muito tempo e esqueci praticamente tudo que tinha aprendido. Agora, com o contato no trabalho, terei de praticar sempre as habilidades, mas estou segura com os conhecimentos aprendidos e recomendo a todos", finaliza.