Feirantes de Aracaju participam de curso sobre manipulação de alimentos

Serviços Urbanos
05/08/2013 15h03
Início > Notícias > Feirantes de Aracaju participam de curso sobre manipulação de alimentos

A primeira turma do Curso de Implantação Orientada para Feirantes recebeu o conteúdo teórico nesta segunda-feira, 5, durante todo o dia na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A ação, que busca o treinamento dos profissionais que lidam com a venda de alimentos em feiras livres e mercados, é uma parceria entre a Emsurb, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa).

Para completar o curso de 11 horas de boas práticas alimentares com técnicas de manipulação de alimentos, higiene e vestimenta, a segunda etapa será realizada nos próprios locais de trabalho dos alunos, ou seja, feiras livres e mercados. "A Prefeitura de Aracaju, com a parceria do Sebrae e do Senac, está colocando em prática um projeto de grande importância para toda a comunidade, pois o foco é demonstrar a prática correta em feiras livres, tanto na sua organização quanto na manipulação de alimentos e higiene pessoal", destacou a vice-presidente da Emsurb, Selma França.

Cássio Campos, instrutor de formação profissional do Senac e ministrante do curso, explicou que a parte teórica compreende orientações para manipulação de alimentos, como noções de microorganismos; higiene pessoal e do local; possibilidade de contaminação dos alimentos e como evitá-la; doenças vinculadas aos alimentos; cuidados com os resíduos produzidos e como descartá-los corretamente; higienização das mãos; refrigeração e transporte adequado dos produtos. Quanto à parte prática, ele informou que um representante do Senac ficará no ambiente de trabalho do feirante durante um determinado período observando se o que foi ministrado em sala de aula está sendo praticado, ou seja, se o feirante aprendeu a correta manipulação dos produtos que vende, além de como se vestir e cuidar da higiene.

"Em nome da Fundat desejo muito sucesso para todos os feirantes durante o desenvolvimento do curso aproveitando da melhor maneira a oportunidade de melhorar as condições de manuseio dos produtos que comercializam e até de otimizar o próprio negócio. A medida traz benefícios não só para os feirantes mas também para os consumidores, e o nosso objetivo é capacitar mil feirantes até outubro", enfatizou a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

A cada semana, três turmas recebem o conteúdo teórico sempre às segundas, terças e quartas-feiras. Cada turma possui capacidade para 30 alunos e a cada finalização de seis turmas, o Sebrae entrará com uma ação para esclarecer os feirantes sobre empreendedorismo a importância da formalização para se tornar um Empreendedor Individual.

Segundo a representante do Sebrae, Ângela Góes, a atuação do Sebrae no projeto será em um segundo momento, ou seja, após a conclusão da parte teórica do curso. Serão ofertados incentivos de formalizar o negócio destas pessoas e outras ações de empreendedorismo. "No entanto, fizemos questão de prestigiar o início do curso para desejar as boas-vindas aos participantes e para que saibam da participação do Sebrae nesta iniciativa", concluiu Ângela Góes.

Inscrições para o Curso

As inscrições continuam abertas e os feirantes dos mercados e feiras livres podem realizar inscrição para o curso na sede da Emsurb, localizada no parque Augusto Franco (Sementeira), munidos de uma foto 3X4 e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. É uma ação contínua, sem previsão de finalização, os interessados serão distribuídos em turmas de acordo com o quantitativo cadastrado.