Semfas abre mais 180 vagas de cursos do Pronatec

Família e Assistência Social
05/08/2013 17h58
Início > Notícias > Semfas abre mais 180 vagas de cursos do Pronatec

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) abriu mais 180 vagas para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Deste total, 60 são para o curso do Pronatec Copa, na área de Agente de Informações Turísticas. As inscrições estão sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Os cursos serão iniciados ainda neste mês de agosto e em setembro, segundo informou a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, salientando para o fato de que as inscrições permanecem abertas apenas durante o tempo de preenchimento das vagas, o que pode levar apenas uma semana. "Os cursos que despertam maior interesse dos usuários logo têm as vagas completadas. Por isso, é importante que os interessados não percam tempo e façam logo a matrícula", reforçou Selma Mesquita.

As inscrições foram abertas na última quinta-feira para as áreas de Trabalhador Doméstico, que será realizado em uma turma noturna, com 30 vagas, nas instalações do Senac, na avenida Ivo do Prado; Cuidador Infantil, a ser ministrado no Anexo do Senac, na rua Dr. Leonardo Leite, 702 (antigo Colégio Brasília), em duas turmas, manhã e tarde, completando 60 vagas.

Outras 60 vagas estão disponibilizadas para o curso de Agente de Informações Turísticas, do Pronatec Copa, que será ministrado também no Anexo do Senac, em turmas pela manhã e tarde. Por último, o curso de Agente de Limpeza, para o qual estão sendo oferecidas 30 vagas. As aulas serão ministradas pela manhã, no Cras Carlos Fernandes de Melo.  

Cursos em andamento

Estão em execução os cursos de Operador de Supermercados, em duas turmas, Vendedor, também duas turmas, Recepcionista, Porteiro e Vigia, Agente de Limpeza e Conservação, Auxiliar de Recursos Humanos. Juntos, os cinco cursos oferecem 210 vagas e estão sendo ministrados pelo Senac nos Cras João de Oliveira Sobral, Antônio Valença, Carlos Hardman, Coqueiral, Benjamin Alves de Carvalho e Terezinha Meira.

Pelo Senai, estão em andamento os cursos de Promotor de Vendas, Comprador, Auxiliar de Costura, Mecânico de Bombas Hidráulicas, Soldador em Processo de Eletrodo, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Auxiliar Administrativo e Operador de Computadores. Juntos, os cursos somam 278 vagas.

Boas perspectivas

Carla Regina, 23 anos, está desempregada e vê no curso de Recepcionista a oportunidade de se profissionalizar e entrar para o mercado de trabalho. "Pretendo adquirir uma profissão que me permitirá evoluir como pessoa e conquistar autonomia financeira", declarou ela.

É sob a mesma perspectiva que Idamara Andrade está fazendo o curso de Operador de Supermercados. "Aposto em novas oportunidades para melhorar de vida, crescer profissionalmente e ganhar minha independência", declarou a garota de 25 anos, também desempregada.

CadÚnico

Todo cidadão tem direito a se matricular nos cursos do Pronatec. No entanto, é preciso estar inscrito no Cadastro Único, como destacou a secretária Selma Mesquita. Para isso, basta procurar um Cras e solicitar a sua inclusão no Cadastro.