Turma de agente de limpeza comemora formação

Formação para o Trabalho
06/08/2013 14h00
Início > Noticias > 55318

As mãos unidas em uma prece alta e uníssona transmitia toda a emoção dos mais de 20 formandos da turma de agente de limpeza, que agradeciam pelo cumprimento de uma importante etapa de suas vidas. Mais confiantes e seguros pela busca de um novo emprego, os alunos da Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do bairro Santa Maria foram qualificados para a função de limpeza e conservação de áreas comuns internas e externas de ambientes públicos e privados, como condomínios, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Por ser um cargo com grande requisição no mercado de trabalho, os alunos não escondiam a satisfação pela escolha do curso, ainda mais contando com a experiência pedagógica dos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante a atividade de encerramento, a dona de casa, atualmente desempregada, Maria Cardoso, fez questão de ressaltar a importância das aulas para a elevação da sua autoestima, como também um incentivo para voltar ao mercado de trabalho.

"Antes do curso, eu ficava em casa, sem ter o que fazer. Agora, eu me sinto mais capaz de seguir em frente e procurar um emprego para ajudar a renda da minha casa. Eu já estava em busca de emprego, mas quando colocava os currículos as pessoas não queriam me aceitar por não ter nenhuma formação. Mas sei que agora, eu vou conseguir alguma ocupação, graças a esse curso", afirma.

Já na opinião do formando Roberto dos Santos, um dos mais emocionados durante o encerramento, a formação em agente de limpeza será a etapa inicial para que ele conquiste alcançar o tão esperado emprego na área de portaria e vigilância de condomínio. "Esta é a primeira etapa, mas em breve quero logo fazer o curso de porteiro e vigia e conseguir voltar a trabalhar. Hoje estou parado, mas assim que tiver concluído o outro curso, já vou procurar o que sempre quis. Só posso agradecer pela oportunidade e dizer que estou muito feliz", fala bastante emocionado.

A coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Kátia Farias, aproveitou o último encontro dos alunos para reforçar o compromisso da instituição no incentivo de uma nova perspectiva de emprego e renda à população. "A formação é a primeira etapa para quem deseja melhorar de renda e entrar no mercado de trabalho. Em tudo isso, a Fundat vem se empenhando a fazer, procurando estimular o trabalhador na realização de novos cursos e até na abertura de um negócio individual", diz.    

O instrutor da turma de agente de limpeza, Manoel Messias, destacou o comprometimento dos formandos durante as aulas e elogiou o empenho dos funcionários da Fundat em proporcionar um ambiente adequado para o processo de aprendizagem.

"A limpeza, o atendimento e a estrutura fornecida pela Fundat foram excelentes, o que contribuiu para o nível de aprendizado dos alunos. Só posso agradecer pela oportunidade de estar perto da comunidade do Santa Maria e conhecer um pouco mais as histórias de vida de pessoas guerreiras e batalhadoras. Foi um conhecimento mútuo e muito gratificante", frisa.

Parceria

O Senac, entidade integrante do Sistema "S", atua como um dos parceiros da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social - durante a execução dos cursos profissionalizantes.

Os recursos disponíveis para as qualificações estão inseridos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal e com o objetivo de melhorar a perspectiva de empregabilidade dos cidadãos brasileiros. Hoje, além do Pronatec do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Aracaju também integra a rede de capacitação do Pronatec Copa do Ministério Turismo (MTur).