Bate-papo com o fonoaudiólogo da Saúde de Aracaju, Arthur Marcelino, envolveu mães de crianças acompanhadas pelo Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) de Aracaju na manhã de hoje, 7. O encontro aconteceu na recepção do Cemca que fica bairro Siqueira Campos e abordou o tema "Bebê sarado mama no peito & Criança esperta não usa chupeta e mamadeira" . A ação teve por objetivo estimular a amamentação e alertar para os males causados pelo uso de chupeta e mamadeira.
Arthur Marcelino explicou para as mães que os hábitos repetitivos da chupeta podem causar, a depender da frequência e intensidade, alterações na arcada dentária como mordida aberta na criança, alterações no padrão respiratório, alterações na fala e até problemas intestinais.
“Chupetas e mamadeiras devem ser evitados principalmente em crianças com idade avançada ou que já apresentam algum distúrbio na voz e as que já estão em tratamento. Quanto à alimentação dos bebês, a melhor orientação é dar prioridade a amamentação durante o seis primeiros meses de vida”, explicou Arthur Marcelino, reforçando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que o leite materno é a alimentação mais completa e saudável para o bebê.
Segundo o fonoaudiólogo, com o crescimento da criança é possível introduzir alimentos moles como a papinha que pode ser dada com em uma colher. Arthur também enfatizou que a após a fase da amamentação e da papinha, a introdução de alimentos mais duros na dieta da criança ajudam a desenvolver outras musculaturas da boca.
Troca de chupeta por hábitos saudáveis
Após a palestra do fonoaudiólogo, foi proposto que as crianças presentes trocassem a chupeta e a mamadeira por um copo comemorativo da atividade que foi é promovida pela Saúde de Aracaju com o apoio dos Conselhos Regionais e Federais de fonoaudiologia.