Capacitação de feirantes busca a feira modelo

Formação para o Trabalho
07/08/2013 17h13
Início > Notícias > Capacitação de feirantes busca a feira modelo

Empenhados em transformar as feiras aracajuanas em um modelo de excelência, tanto com relação ao ambiente, quanto à qualidade dos serviços prestados foi estabelecida uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental de Aracaju (Covisa). A partir dos trabalhos do grupo, foi lançado na última segunda-feira, 6, um curso de capacitação que visa preparar os feirantes quanto a higiene, organização e manipulação adequada dos produtos comercializados.

Para a feirante Malva Gomes dos Santos, aluna da capacitação, colocar os conhecimentos obtidos em prática, pode fazer com que as feiras aracajuanas voltem a ser locais agradáveis, como já foram em outros tempos. "O curso está nos fazendo pensar. Está conscientizando a todos os que estão aqui sobre a necessidade de tomar providências para que o nosso local de trabalho seja saudável. Não se trata de limpar o tempo todo, mas de ter um comportamento zeloso, cuidadoso e consciente", explica a feirante.

De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Alzira Leite, a capacitação é um passo importante para a qualidade de vida dos feirantes e dos consumidores. "Este curso cria oportunidades para que o feirante possa se posicionar melhor quanto às exigências atuais do mercado de trabalho, tornando-os mais competitivos na prestação do serviço", ressalta Alzira.

A vice-presidente da Emsurb, Selma França, fala animada da iniciativa e do trabalho que será realizado. "Começamos indo em todas as feiras livres, depois partiremos para os Mercados, conversando com os feirantes, passando informações e fazendo um cadastro, que foi utilizado para inscrição. É importante destacar que medidas simples de higiene, organização e atendimento podem fazer muita diferença", explica a vice-presidente da Emsurb. Ela acrescenta que este curso é um importante passo no caminho para alcançar uma feira modelo, que promete surpreender a população.

Implantação orientada para feirantes

A capacitação tem duração de 11h, das quais oito serão de teoria e três de prática. As aulas teóricas estão sendo realizadas na sede da Emsurb, localizada no Parque da Sementeira, enquanto nas aulas práticas, os consultores do Senac acompanharão os feirantes aos seus locais de trabalho. Para uma maior comodidade dos trabalhadores, às oito horas de teoria serão realizadas em um único dia. O curso é gratuito e inclui o material didático e a alimentação dos participantes. As turmas são compostas por no máximo 30 alunos e acontecerão nas segundas, terças e quartas-feiras.

A organização do curso contou com a Técnica do Setor de Alimentos, do Senac, Joelma Campos, e com a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária, Nazaré Aragão. "Quem trabalha fazendo fiscalização das feiras e dos produtos sabe das carências para otimizar o serviço, com base nessa experiência é possível dizer que esta capacitação está no caminho certo, pois está sendo planejada com um foco exato nas reais necessidades", diz a Gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária.

Inscrições para o Curso

As inscrições continuam abertas e os feirantes dos mercados e feiras livres podem realizar inscrição para o curso na sede da Emsurb, localizada no parque Augusto Franco (Sementeira), munidos de uma foto 3X4 e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. É uma ação contínua, sem previsão de finalização, os interessados serão distribuídos em turmas de acordo com o quantitativo cadastrado.