A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) iniciou na tarde de ontem, 7, uma capacitação para a equipe de referência da Casa Lar Nalde Barbosa, que é composta por cuidadores de idosos, educadores sociais, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicólogos e coordenador. "O objetivo desse trabalho é o de oferecer melhor qualidade de vida aos usuários da Casa Lar, que são idosos entre 70 e 80 anos", declarou a diretora de Assistência Social, Ângela Menezes.
A capacitação, que acontece na tarde desta quinta-feira, 8, e se estenderá até segunda-feira, 12, tem como tema central "Cuidando do Idoso - orientação para cuidadores" e será realizada através de ciclos de palestras que estarão abordando subtemas como higienização, violência contra idosos, estresse do cuidador, prevenção de quedas e outros, segundo informou a enfermeira do Programa Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Maria Santos, ministradora da capacitação.
"Durante a capacitação estaremos realizando um ciclo de palestras que vai abordar temas que são essenciais para assegurar qualidade de vida aos idosos, explorando comportamentos e circunstâncias como a higiene pessoal, mental e ambiental, formas de violência contra o idoso e as doenças mais comuns na terceira idade", explicou a enfermeira.
No último dia de capacitação, na segunda-feira, serão realizadas oficinas de massoterapia e de argila, esta última com o artista plástico Seabra, além do Curta SUS, projeto itinerante da SMS, que vem promovendo humanização a partir da exibição de curtas-metragens.
A diretora de Assistência Social da Semfas, Ângela Menezes, destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a realização da capacitação. "O trabalho em conjunto entre a Semfas e a Saúde rende excelentes resultados e pretendemos manter essa parceria durante todo governo do prefeito João Alves", enfatizou.
Para a psicóloga Tatiana Tavares Fontes, há três meses atuando na Casa Lar, esse tipo de capacitação é importante porque vai contribuir muito mais para o trabalho da equipe com os idosos que moram na Casa Lar. "A gente está sempre procurando novas informações sobre a terceira idade, porque queremos oferecer um ser viço de qualidade para nossos usuários. Portanto, a capacitação é muito produtiva", disse.