Alunos do Santa Maria aprendem noções de informática

Formação para o Trabalho
08/08/2013 14h11
Início > Notícias > Alunos do Santa Maria aprendem noções de informática

O domínio do sistema computacional é ferramenta indispensável no ambiente do trabalho. Seja na preparação de textos, tabelas e gráficos, os conhecimentos de informática são utilizados frequentemente na rotina profissional, exigindo dos trabalhadores um mínimo de familiaridade e manuseio adequado do computador.

Por isso, reconhecendo a importância do ensino da informática, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), realizou a preparação de turmas de capacitação em informática básica, na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do bairro Santa Maria.

Para o encerramento do curso, os alunos foram orientados sobre os projetos estruturantes da Fundat, a Agência do Trabalhador e Credpovo, direcionados ao encaminhamento do profissional para uma nova perspectiva de renda e geração de trabalho. O técnico do Credpovo, José Sérgio da Silva, esclareceu as dúvidas dos formandos e mostrou como é possível buscar as ações da Fundat.

"Qualquer pessoa pode se dirigir à sede da Fundat, na rua Pacatuba, 104, no Centro da cidade, e buscar atendimento sobre como ter acesso ao serviço de financiamento de crédito permitido pelo Credpovo ou ainda conhecer quais cursos estão com vagas abertas para continuar o processo de especialização profissional", explica.

Qualificação

As aulas do curso estiveram distribuídas em conteúdos práticos e teóricos, que foram adequados ao perfil de exigências da informática no mercado de trabalho. De acordo com o instrutor do curso, Paulo Junior, o planejamento do conteúdo programático procurou atender a todos os níveis de conhecimento dos alunos, inclusive respeitando os que apresentavam maiores dificuldades no manuseio da máquina.

"A gente tem sempre que se preparar para os processos de adaptação, em que nem todos os alunos possuem o mesmo nível de conhecimento com o computador. Uns já utilizam o aparelho para as redes sociais, outros nunca tiveram a oportunidade nem sequer de ligar o monitor. Mas a intenção é sempre destinar todos os ensinamentos para como eles podem utilizar o computador no dia a dia de um trabalho, realizando as tarefas exigidas por uma empresa", diz Paulo, que há cinco anos já atua como instrutor de cursos da Fundat.

Para a aluna Simone Oliveira, o curso abriu uma nova oportunidade de  voltar ao mercado de trabalho. "Estava parada, mas vejo que posso conseguir voltar a trabalhar e até em uma área diferente da anterior. Já que, a informática é um curso base para qualquer emprego e com o certificado fica mais fácil ter uma nova oportunidade", diz.

Já as alunas Franciely Barbosa, Andresa Santos e Ane Kelly Tavares elogiaram o nível de formação do curso e acreditam que os conhecimentos também serão aplicados no seu desenvolvimento pessoal. "Antes o computador era uma coisa estranha, agora fica tudo mais fácil. Realmente, a Fundat está de parabéns e o curso vale muito a pena para quem deseja saber como aprender a usar direito o computador", avaliam.