Enfrentar um sol escaldante ou uma chuva torrencial não eram empecilhos para o jovem Gilberto de Jesus, de apenas de 18 anos, sair todos os dias de sua casa, no bairro Santa Maria, para frequentar as aulas do curso de agente de limpeza no bairro Jardim Centenário. O percurso entre a sala de aula e sua casa, distante mais de 15km, era realizado em muitas ocasiões por sua modesta bicicleta, que apresenta um tamanho desregular para a robusta física do rapaz.
Após dois meses de intenso sacrífico e perseverança, os frutos do esforço de Gilberto chegaram ainda mesmo antes do encerramento do curso. O rapaz recebeu o convite para participar de um processo seletivo e teve seu nome classificado para começo imediato de trabalho na empresa após o término do curso. Agora ao rememorar toda sua trajetória, só uma frase esboça Gilberto: "Tudo isso valeu a pena no final", exprime com um olhar vigoroso e sorriso tímido.
Além da cativante história de Gilberto, mais outros 20 relatos de luta e crescimento pessoal se somaram no encerramento do curso de agente de limpeza, oferecido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas). Os novos profissionais, capacitados na função de limpeza e conservação de ambientes públicos e privados, contaram com o respaldo técnico dos profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro da Fundat através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O instrutor do curso, Eduardo dos Santos, elogia a iniciativa da Fundat em buscar parcerias de instituições técnicas de ensino para a especialização de nova mão-de-obra profissional. "Aqui foi somada a qualidade de ensino do Senac com o trabalho social da Fundat para a capacitação de novos profissionais. Essa oportunidade promove uma mudança no mercado de trabalho, à medida que oferece chance para pessoas que tinham mínimas condições de conseguir uma ocupação", afirma.
Na avaliação da coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Kátia Farias, a capactcação também tem o objetivo de estimular a autoestima dos participantes, mostrando o quanto eles são capazes de dar continuidade ao seu projeto de crescimento profissional.
"Muitas pessoas que realizam as aulas nunca exerceram uma profissão remunerada no mercado de trabalho formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas. Todo esse estímulo já significa uma porta de entrada para que elas finalmente possam conseguir o seu sonho. É uma forma de mostrar que todos nós temos iguais chances e capacidades de conseguir uma formação, basta acreditar e correr atrás do que realmente quer", reitera Kátia.
Santos Dumont
Além da unidade do Jardim Centenário, mais 24 alunos do curso de agente de limpeza concluíram suas atividades na UQP do Santos Dumont. Reunidos para a celebração de encerramento, a turma teve a oportunidade de receber as orientações da coordenadoria de qualificação da Fundat, que apresentou o projeto de encaminhamento profissional e o serviço de microcrédito ao empreendedor individual.
No local, os alunos ainda puderam manifestar suas opiniões para os técnicos da Fundat sobre o andamento das aulas e o nível de formação oferecida, apontando sugestões e críticas que possam ser acrescentadas às futuras formações. Dentre os participantes, uma das mais animadas pelo resultado alcançado no processo de aprendizagem foi a aluna Silvânia dos Santos que não escondia sua expectativa em conseguir um novo emprego após sua certificação.
"Tenho muita fé que logo vou estar empregada. Já fiz três cursos pela Fundat e só tenho elogios a dizer sobre tudo que aprendi. Agora me sinto mais confiante e disposta a colocar meus currículos nas empresas. Eu sei que algo de bom está reservado para mim e logo vou conquistar o que quero", exalta a espontânea e simpática Silvânia.